segunda-feira, 30 de junho de 2014

Opinião – A verdadeira voz das ruas quer prioridade aos ônibus


ônibus
Ônibus em faixa exclusiva. Apesar de uns poucos, mas que fazem barulho e são formadores de opinião fazerem campanhas veladas contra os espaços para o transporte coletivo, maioria da população quer sim prioridade aos ônibus na cidade. Foto: Adamo Bazani
A verdadeira voz das ruas quer prioridade aos ônibus
Trânsito ainda desagrada paulistano, mas quem usa transporte coletivo acredita que mobilidade melhorou com as faixas exclusivas
Cidades como São Paulo precisam mesmo de espaços que deem prioridade ao transporte coletivo. E quem diz isso não são apenas técnicos e especialistas em transportes, mas a população em geral.
Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, dia 30 de junho de 2014, mostra que em relação ao último levantamento realizado em setembro, aumentou de 66% para 79% o número de pessoas que usam os ônibus que trafegam pelas faixas exclusivas.
Apesar de o total de faixas ser maior do que na última pesquisa, hoje a cidade conta com 443,1 quilômetros, sendo 338,1 quilômetros implantados só na gestão de Fernando Haddad, também há aqueles que vendo a maior velocidade dos coletivos nas faixas, deixaram os carros em casa e até mesmo o metrô para andarem de ônibus.
O total de pessoas que aprovam as faixas de ônibus caiu um pouco, de 88% para 84%.
As faixas desagradam principalmente quem se desloca de carro pela cidade, alguns comerciantes que não podem mais ver seus clientes estacionando a porta de seus estabelecimentos, entre outros. Há uma verdadeira campanha na mídia anti-faixas, inclusive com artigos de supostos especialistas em transportes em jornais de grande circulação.
Eles dizem que os carros são perseguidos e colocados como vilões no trânsito. Ora, o excesso de veículos realmente é um vilão para mobilidade e para a saúde por causa da poluição.
E é priorizando os transportes públicos que a situação vai mudar e não apenas fazendo análises sócio-antropológicas do comportamento humano.
As faixas são as melhores soluções para que os ônibus recebam prioridade?
Claro que não. A cidade, além claro do metrô que é caro e não pode chegar a todos os lugares, precisa se corredores de ônibus que oferecem mais conforto ao passageiro e velocidade aos coletivos, como os BRTs – Bus Rapid Transit, cuja prioridade aos ônibus é real de fato, há pontos de ultrapassagem e estações de embarque e desembarque acessíveis.
Mas os mesmos setores que reclamam das faixas, também criticam os corredores e sua expansão. Não significa dizer que não se pode discutir e pedir para modificar um ou outro traçado, mas o fato é que as reivindicações contra os corredores são motivadas também por aqueles que não pensam no bem coletivo e não querem ter sua zona de conforto alterada: sua ida de carro à padaria da esquina, seu cliente parando pertinho do estabelecimento, por exemplo.
A pesquisa mostra mais uma vez que as pessoas que reclamam dos espaços prioritários aos transportes coletivos são aquelas que preferem o já saturado meio individual, carro e moto, para se deslocar.
Para 81% dos entrevistados, o trânsito é ruim ou péssimo em São Paulo. Em setembro, este percentual era de 74% e em abril de 2008, era de 87%.
Mas para 64% dos entrevistados – a maioria se desloca por transporte público – o trânsito melhorou após a implantação das faixas exclusivas. Para 14% o trânsito pirou, sendo que 32% destes entrevistados usam carro.
Ainda de acordo com a pesquisa, melhorou a avaliação positiva sobre o transporte público em São Paulo. Dos entrevistados, 31% consideram os transportes como ótimo ou bom. Em junho de 2013, só 15% aprovavam os transportes. Já o percentual dos que consideram o transporte coletivo ruim ou péssimo, caiu de 55% para 34%.
Pode haver campanhas contra, esperneio, gritarias, editoriais, mas o que deve importar é o que a população quer. E a maioria, o povo de verdade, quer sim prioridade ao transporte coletivo. Tanto é que 61% aprovam a expansão da área do rodízio municipal de veículos.
A maioria quer prioridade aos ônibus no espaço urbano. Essa é a verdadeira voz das ruas.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas