quinta-feira, 24 de julho de 2014

Faixas de ônibus fazem passageiros ganharem 38 minutos por dia, diz estudo da CET



faixas de ônibus
Ônibus em faixa na Avenida Paulista. Estudo da CET revela que ganho médio dos passageiros após a implantação dos espaços foi de 38 minutos por dia. Foto: Adamo Bazani.

Passageiros ganham 38 minutos por dia com faixas exclusivas em São Paulo
Estudo é da CET com 3 milhões de passageiros
As faixas exclusivas para ônibus fizeram com que em média cada passageiro ganhasse por dia 38 minutos.
O estudo é da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego que analisou a origem e o destino de 3 milhões de pessoas que usam ônibus municipais.
O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/ dia.
O levantamento levou em conta as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias – antes e após a implantação das faixas.
Em nota, a prefeitura exemplifica alguns locais da cidade onde os ônibus ganharam mais eficiência.
“No período de julho de 2013 a abril de 2014, por exemplo, depois da implantação das faixas exclusivas na cidade, a velocidade média dos ônibus na Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro. Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê. Todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h.”
Desde janeiro de 2013, foram implantados 342 quilômetros de faixas para ônibus. Antes a cidade tinha 105 quilômetros deste tipo de espaço.
No entanto, a implantação dos corredores de ônibus, considerados estruturas mais adequadas, pouco avançou: 1,3 quilômetro. Hoje a cidade tem pouco mais de 120 quilômetros de corredores e muitos que não oferecem total exclusividade para ônibus, permitindo a invasão por outros veículos.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas