Depois de regularizar situação da antiga Danúbio, que operou 20 anos com contrato
de emergência ou sem nada – chegou a vez dos perueiros.
A Danúbio virou Viação Raposo Tavares, ganhou a licitação a vai continuar dona
das principais linhas do transporte coletivo de Cotia por mais 20 anos.
realizar uma nova concorrência
para regularizar as chamadas
linhas alimentadoras, que vai obrigar
a troca das atuais vans por
micro-ônibus. E com isso pretende
acabar com a guerra por passageiros
que existe hoje, com as vans
disputando com o ônibus ponto a ponto.
O secretário de Transporte e Trânsito de Cotia, Sílvio Leme, explica que na
licitação o novo modelo de transporte alternativo vai exigir que os veículos
tenham no máximo 8 anos de uso. Atualmente, os perueiros são responsáveis
pelo transporte da maioria dos passageiros na cidade. Segundo dados da
Secretaria de Transporte, dos 90 mil passageiros que circulam diariamente
nas linhas municipais, 55 mil usam as vans.Até o último dia 1º, quando a
empresa entregou parte dos 50 novos ônibus, eram 180 vans contra 38 ônibus.Embora operem com alvará provisório,com base numa lei municipal,
as vans se tornaram irregulares após a licitação que dá exclusividade à
Viação Raposo Tavares, porque continuam fazendo os mesmos itinerários
dos ônibus, nas principais linhas.Com a licitação, os alternativos terão
de seguir “novas regras, e rígidas”, segundo o Secretário. “A população
quer frequência, segurança e respeito”, diz. Por outro lado tempo os
micro-ônibus terão linhas garantidas e exclusivas, não precisando
disputar espaço com os ônibus, fazendo a ligação dos bairros ao sistema
principal operado por ônibus. Os alternativos também serão submetidos ao
controle de velocidade, tempo gasto no percurso e paradas nos pontos,
uma reclamação recorrente dos passageiros, “muitas vezes obrigados a
ficar sufocados dentro da van, parados, enquanto o motorista espera
completar a lotação”.A novidade da licitação em andamento, segundo
Silvio Leme, é que podem participar qualquer empresa ou autônomo de
qualquer lugar do território nacional. Roque Felicio,dono da viação
Raposo Tavares garantiu em entrevista ao cotiatododia, que não vai
participar da concorrência, “embora esteja apto”.A Cooperativa que
atualmente congrega donos das vans deve participar da licitação e
pretende propor novas linhas, como um itinerário circular na região
de Caucaia do Alto.
Após licitação, apenas micro ônibus poderão circular. E com no máximo 8 anos de uso |
Desentendimentos e acertos
O embate entre os alternativos e a empresa de ônibus persiste. O presidente da cooperativa
de perueiros Welington Santos, reclama da falta de diálogo com a empresa,
que por sua vez, alega que “não há o que conversar”. A empresa é contra,
por exemplo, a criação da linha circular em Caucaia, reivindicada pela
cooperativa.Antes da licitação vencida pela Raposo Tavares, o clima entre
as duas categorias e a prefeitura aumentou, porque o edital previa que os
perueiros ficariam subordinados à empresa, o que provocou revolta na
categoria. Diante do impasse, a Prefeitura decidiu por esta nova concorrência, exclusiva para as chamadas “linhas alternativas”.
A quantidade de micro-ônibus será reduzida, mas ainda assim será maioria,
uma vez que a empresa de ônibus vai continuar operando apenas 13 –
as principais e mais rentáveis – das 41 linhas previstas.
Fonte: CotiaTodoDia
Finalmente! Tomara que botem uma ordem nessa bagunça que são essas peruas mesmo
ResponderExcluirObrigado pela participação
ExcluirOlá, tem como atualizar as linhas municipais de cotia e caucaia, porque no site da prefeitura não coloca todas as linhas?? E a linha do Mirizola, não existe mais??
ResponderExcluirOlá a prefeitura através da Secretaria de transportes municipais estão fazendo levantamentos das linhas e estudos para implantações de novas linhas , no caso das linhas atuais ainda faltam linhas para serem implantadas e atualizadas, assim que tivermos todas as atulizaçoes colocaremos.
ExcluirObrigado pela participação.