A partir de 15 de Outubro, haverá modificação do itinerário de 17 linhas intermunicipais metropolitanas, gerenciadas pelo Governo do Estado (EMTU/SP), que operam nos eixos das avenidas Corifeu de Azevedo Marques / Vital Brasil e Rodovia Raposo Tavares. Ao invés de seguirem até o Largo da Batata, em Pinheiros, terão seu ponto final alterado para a Estação Butantã do Metrô, com acesso à Linha 4 – Amarela, a chamada “linha integradora”, que se conecta a toda a rede do Metrô e da CPTM.
Além das facilidades aos usuários, a reorganização das linhas intermunicipais metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP proporcionará significativa melhora nas condições de trânsito da região do Largo da Batata, em Pinheiros, que passará a receber 20 ônibus/ hora ao invés dos 54 ônibus/hora que atualmente finalizam o seu itinerário naquele local.
O Terminal Butantã, projetado para oferecer condições apropriadas de conforto e segurança aos usuários, localiza-se no quarteirão formado pelas ruas Camargo, MMDC, Pirajussara e Avenida Vital Brasil. Haverá quatro plataformas de embarque, três delas destinadas às linhas intermunicipais. O acesso ao Terminal será feito pela Av. Vital Brasil ou Rua Camargo e a saída se dará pelas Ruas MMDC ou Camargo.
A EMTU/SP estima que, de 42 mil passageiros/dia útil que utilizam essas linhas, cerca de 6 mil serão transferidos para a linha circular com destino ao Largo da Batata e aproximadamente 7 mil embarcarão na Linha 4 do Metrô (sem integração tarifária). O restante já desembarca dos ônibus em destinos anteriores ao Terminal Butantã.
Para informar os usuários sobre as mudanças, a EMTU/SP está realizando distribuição de folhetos explicativos, disponibilizando equipes informativas na Estação Butantã, além de comunicados em rádios da Grande São Paulo.
Linha circular 576 (Metrô Butantã – Largo da Batata)
Os usuários das linhas intermunicipais que desejarem prosseguir até Pinheiros poderão contar com a linha circular 576 (Largo da Batata / Metrô Butantã) em intervalos de três minutos nos horários de pico. Para embarcar nesse serviço de complementação da viagem, será necessário o uso do Cartão BOM, sem nova cobrança de tarifa.
Na volta, o usuário que estiver em Pinheiros, ao embarcar na linha circular 576, terá descontado do Cartão BOM a tarifa de R$ 2,80. Ao chegar ao Terminal Butantã, poderá embarcar na linha de seu interesse, mediante complementação de tarifa em relação ao valor de R$ 2,80, já descontado.
Cartão BOM
Para informações de como obter o Cartão BOM, o interessado pode ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte – CMT (0800-7711800). No endereço www.cartaobom.net o usuário pode fazer o cadastro dos seus dados e retirar o cartão no posto indicado, num prazo de sete dias corridos.
Linhas alteradas para a Estação Butantã do Metrô
036 Vargem Grande Paulista (Jardim São Marcos)
036BI1 Embu (Jardim Tomé)
037 Cotia (km 21 da Rodovia Raposo Tavares)
059 Osasco (Conjunto dos Metalúrgicos)
059PR1 Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte)
060 Osasco (Olaria do Nino)
060BI1 Osasco (Jardim Santa Maria)
061 Carapicuíba (Jardim Guapiuva)
081 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)
297 Cotia (Caucaia do Alto)
334 Cotia (Jardim do Engenho)
404 Osasco (Olaria do Nino)
428 Barueri (Jardim do Líbano)
492 Carapicuíba (Parque Santa Tereza)
516 Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)
517 Itapevi (Centro)
543 Cotia (Jardim Santa Isabel)
Criação de linha para o Terminal Butantã
572 Osasco (Jardim Santa Maria) via Raposo Tavares
Alteração de itinerário para atendimento de passagem ao Terminal Butantã
020 Carapicuíba (Vila Dirce) – São Paulo (Pinheiros) via Ponte Cidade Universitária
023 Carapicuíba (Cohab V) – São Paulo (Pinheiros) via Ponte Cidade Universitária
225 Carapicuíba (Cohab V) – São Paulo (Pinheiros) via Clínicas
061EX1 Carapicuíba (Jardim Guapiuva) – São Paulo (Pinheiros), via Ponte Cidade Universitária
Informações adicionais sobre as alterações podem ser obtidas no site da EMTU/SP: www.emtu.sp.gov.br, ou pela Central de Atendimento ao Usuário (tel. 0800 724 0555).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
Diretoria acompanha primeiro dia de integração das linhas metropolitanas no Terminal Butantã
O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes, e o diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, estarão amanhã, dia 15/10, a partir das 9 horas, no Terminal Butantã da Linha 4 – Amarela do Metrô, acompanhando o primeiro dia de operação das 17 linhas metropolitanas que serão integradas no referido terminal.
Estas linhas, com origem na região Oeste da RMSP (Cotia, Osasco, etc), não seguirão mais até o Largo da Batata e as pessoas que têm como destino àquela área deverão utilizar a nova linha circular 576 (Metrô Butantã – Largo da Batata). Até terça-feira, dia 18/09, a linha circular será gratuita. A partir de quarta-feira, dia 19/10, os usuários das linhas metropolitanas devem utilizar o Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) para embarcar no ônibus até o Largo da Batata sem pagar nova tarifa.
A integração das linhas metropolitanas no Terminal Butantã faz parte da política do Governo do Estado de promover a mobilidade dos usuários metropolitanos, facilitando o acesso à rede metroferroviária de São Paulo.
Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Tel: (11) 4341-1012 e 4341-1307
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas