domingo, 16 de outubro de 2011

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O que é IQT

A partir de sua experiência com as atividades de monitoramento e avaliação dos sistemas intermunicipais de transporte público e da constatação dos obstáculos por eles enfrentados, a EMTU/SP passou a trabalhar no desenvolvimento de um método que pudesse avaliar, de maneira sistemática, os serviços prestados à população.

As dimensões e a complexidade dos sistemas gerenciados pela EMTU/SP, que dificultam a aferição de seu desempenho e de seus componentes, levaram a empresa a optar pelo emprego de indicadores de desempenho. Essa técnica vem tendo destaque entre as dedicadas à gestão de negócios e empreendimentos. É neste cenário que a EMTU/SP desenvolveu e adotou o Índice de Qualidade do Transporte (IQT).
Em 1989, teve início a avaliação da frota de ônibus e, em 1996 foi criado o IQT com os indicadores parciais de operação, frota e usuário. Em 2001, começou a pesquisa de avaliação de serviço pela equipe da EMTU/SP, sendo o método consolidado em 2003, quando foi aplicado o piloto do IQT na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Em março de 2005 a EMTU/SP apresentou a metodologia e os resultados do primeiro Ciclo – 2004 do IQT do sistema de ônibus intermunicipal da RMSP.
Transporte de qualidadeA partir de 2006, o IQT foi ampliado para as Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista. No ano seguinte, foi dado um importante passo ao se inserir o IQT no contrato das concessões de sistemas gerenciados pela EMTU/SP. Com a medida, as concessionárias devem alcançar um padrão mínimo no IQT para garantir a qualidade do serviço prestado.
Os novos índices formulados tomaram por base uma série de procedimentos que a empresa desenvolveu e deles se utiliza em suas atividades de fiscalização. Tratou-se de aperfeiçoá-los e complementá-los com a agregação de novos indicadores dedicados a aspectos antes não contemplados pela fiscalização.
O resultado foi o estabelecimento de um indicador final, o IQT, composto por quatro índices parciais, contemplando os seguintes aspectos da prestação dos serviços: frota, operação, satisfação do cliente e desempenho econômico-financeiro.
Desde a fase de elaboração do Programa IQT, a EMTU/SP preocupou-se em torná-lo um produto que resultasse da participação dos agentes do transporte público. A definição dos pesos dos índices parciais que compõem o índice contou com a colaboração dos gerentes das áreas de manutenção das operadoras e técnicos da EMTU/SP, além de representantes das empresas de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo, do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) e de técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).

Coleta de Informação

Iniciado em 2004  na Região Metropolitana de São Paulo, o IQT ( Índice de Qualidade do Transporte) se expandiu no ano seguinte às Regiões da Baixada Santista e Campinas. Nesses cinco anos de IQT, foram entrevistados pela equipe técnica da EMTU/SP cerca de 114 mil usuários, o que vem contribuindo para o sucesso do programa. A equipe técnica também é responsável pela realização de mais de 13 mil acompanhamentos operacionais e 34 mil inspeções veiculares.
As informações necessárias para a formação da pontuação de cada empresa operadora em cada Índice Parcial são obtidas pela EMTU/SP com as seguintes naturezas:
Decorre das inspeções veiculares efetuadas pela Fiscalização da EMTU/SP nas garagens das empresas operadoras, com todos os veículos cadastrados para os serviços. São inspecionados 345 itens e a pontuação resulta basicamente da quantidade de falhas observada em cada empresa.

Também é extraído dos resultados das fiscalizações efetuadas pela EMTU/SP nas linhas durante sua operação. A pontuação é obtida a partir das infrações cometidas pelas empresas operadoras, ponderadas por sua gravidade e pela existência de reclamações procedentes registradas pela Ouvidoria.

Dos demonstrativos contábeis entregues por cada empresa de acordo com a legislação vigente, são extraídos indicadores relativos à Estrutura de Capital, à Liquidez e à Rentabilidade. Esses indicadores são ponderados, chegando-se à fórmula pela qual se obtem a pontuação.

É obtido a partir de entrevistas realizadas diretamente com os usuários dos serviços, durante os percursos. O cliente pontua 33 atributos relacionados a diversos aspectos da prestação dos serviços, além de uma pergunta aberta para o registro de reclamações, sugestões e elogios. A pontuação é obtida pela média das pontuações obtidas pela empresa, de onde é subtraído o Índice de Reclamações (quantidade de reclamações dividida pela amostra considerada).

Fórmula de Cálculo

O Índice de Qualidade do Transporte - IQT é composto por quatro índices parciais de qualidade e avaliação.


Cada índice é obtido e calculado isoladamente, atribuindo-se pontuações que variam de 0 (zero) a 10 (dez).  O Índice de Qualidade do Transporte (IQT) resulta de uma média ponderada dos índices parciais.



Confira os componentes dos índices parciais:

Objetivos e Premissas

Objetivos
  • Monitorar e controlar o sistema por meio de indicadores de gestão;
  • Estabelecer diretrizes de atuação do sistema a partir do desempenho verificado;
  • Trabalhar com um indicador multifacetado, isto é, que leve em conta os diversos aspectos da prestação de serviços.

Premissas
Agregar aspectos antes não avaliados
  • Ampliar o horizonte da avaliação;
  • Ouvir o cliente;
  • Observar aspectos econômico-financeiros;
  • Buscar a excelência e a permanência dos serviços com competitividade;
  • Verificar como o operador se insere na sociedade em que atua.
Participação dos operadores
  • SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo);
  • Operadoras;
  • Critérios de ponderação.
Método não estático - processo 
  • Evolução dos cenários;
  • Aperfeiçoamento dos métodos.
Cuidar da viabilidade
  • Coleta de dados factível;
  • Custos moderados.
Reclamações elogíos , sugestões e informações:
Site : www.emtu.sp.gov.br ou 0800-724-0555
Tenha em mão o número da linha ,o prefixo do õnibus , o horário e outras informações que ajudaram melhor na resposta de sa solicitação.
Em São Paulo procure a SPTrans no telefone 156 ou no site www.sptrans.com.br .
Nas linha municipais procure a prefeitura de sua cidade caso nao resolva procurem o poder público.


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