quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Redes Sociais para Melhorar o Transporte Coletivo

 CPTM,EMTU,Metrô,SPTrans,Tecnologia
Não é raro recebermos reclamações do transporte público da região Metropolitana de São Paulo, através do  Twitter. As pessoas encontram nas redes sociais, uma forma de fazer valer sua opinião ou reivindicação. E tem dado muito certo.
Reclamações feitas pelo microblog pode serem mais eficientes que no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Por isso, muitas empresas estão de olho nas redes sociais, tanto que leva entre 5 minutos e 2 horas para elas responderem. No Procon, a resposta vem em, no mínimo, um mês, de acordo com um levantamento feito pelo Jornal Folha de S.Paulo.
O Estadão.com.br fez as contas e descobriu que a rede de microblogs é 8,4 mil vezes mais eficaz do que o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Se o cliente preferir o Facebook, ainda sairá ganhando, pois o site tem um índice de eficiência até 1,4 mil vezes melhor do que o Procon.
No Twitter, a resolução do problema vem em até 24 horas. No Facebook, a resposta da empresa leva de 30 min. a 6 horas e a resolução também demora até 24 horas.
Para reclamações do sistema Municipal de Ônibus, o único perfil que encontramos é o @SP_Prefeitura, inclusive divulgado no site da SPTrans. Existem outros perfis com o nome de SPtrans que são Fakes. No Transporte Metropolitano, o Metrô (@metrosp_oficial), CPTM (CPTM_oficial) e a EMTU (@emtu_oficial) respondem sempre às reclamações.
Mencionei o Metrô via Twitter sobre os avisos dos operadores na frota H, que muitas vezes não são audíveis. Mas do que depressa os caras me responderam: Vamos informar a operação do Metrô sobre o ocorrido. Vc pode nos dizer em quais trens dessa frota vc observou isso?
As Redes Sociais podem fazer seu transporte melhor
Por Renato Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas