quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AV. REBOUÇAS SERÁ INTERDITADA PARA OBRAS DE CORREDOR DE ÔNIBUS

Foto cedida: Jornal O Taboense

CORREDOR FRANCISACO MORATO CONSOLAÇÃO
Obras no Corredor Francisco Morato /Centrodevem agilizar os transportes públicos, diminuindo o tempo de viagem dos ônibus e proporcionando mais conforto aos passageiros. Mas até a conclusão das intervenções, que visam priorizar os transportes públicos, a principal solução para o trânsito e a poluição, motoristas e passageiros devem ter paciência principalmente em relação às interdições. Foto cedida: Jornal O Taboense
Revitalização do Corredor Francisco Morato prossegue, mas exige paciência
Obra vai melhorar velocidade dos transportes públicos, mas causa interdições. Motoristas e passageiros devem ficar atentos
ADAMO BAZANI – CBN
Prioridade ao transporte público é a única forma vista por profissionais e especialistas para a solução de problemas que cada vez mais se avolumam nas cidades, como o trânsito, a poluição e as consequentes perdas financeiras e de qualidade de vida.
Uma das soluções consideradas de implantação mais rápida e barata é a ampliação dos tão necessários corredores exclusivos de ônibus.
Eles democratizam o espaço urbano, pois cedem lugar a um veículo que leva maioria ocupando pouca área em relação ao carro de passeio. Considerando que cada carro leva em média duas pessoas e tem cerca de 4 metros de comprimento, para transportar 80 pessoas, 40 carros ocupam 160 metros no disputadíssimo espaço urbano. Para levar as mesmas 80 pessoas, um ônibus ocupa 13 metros aproximadamente.
Dar prioridade ao ônibus é sinal de democracia e melhor aproveitamento do espaço urbano.
E os corredores tipo BRT (Bus Rapid Transit), segregados e que agregam tecnologia, e os expressos (mais simples) são a melhor opção para o bom uso nos espaços da cidade.
São Paulo necessita de uma ampliação de fato da rede de corredores de ônibus que deve ser integrada aos modos metroferoviários.
Pouco tem sido feito. O corredor que serve a região da Consolação e da Francisco Morato é uma das exceções e tem recebido obras de revitalização.
Mas nesta fase de requalificação, motoristas e passageiros devem ter paciência e estarem informados sobre as intervenções no trânsito causadas pelas obras.
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego vai interditar nos dois sentidos, parcialmente, a Avenida Rebouças entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Avenida Pedroso de Moraes.
A área será sinalizada com placas e cones. O Motorista deve reduzir a velocidade nas proximidades.
Durante a interdição, os ônibus que trafegam pelo corredor vão dividir faixas de rolamento com os carros na via comum, o que deve complicar o trânsito.
A Prefeitura diz que a obra valerá a pena pelo ganho posterior de velocidade dos transportes público, o que vai garantir menos cansaço e mais qualidade para os passageiros e pode atrair alguns usuários do carro para o sistema de transporte público, como prevê o poder público.

CONFIRA OS HORÁRIOS E DATAS DA INTERDIÇÃO:

Sentido Bairro:
- Das 22h00 de quinta-feira (15/12) às 18h00 de domingo (18/12)

Sentido Centro:
- Das 22h00 de quinta-feira (15/12) às 04h00 de sexta-feira (16/12)
- Das 22h00 de sexta-feira (16/12) às 22h00 de sábado (17/12)

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas