quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

No País da Imobilidade, direito de ir e vir para nas promessas!


transito

Congestionamento em São Paulo. Os números são alarmantes.
Por mês são emplacados cerca de 27 mil veículos em São Paulo.
Se forem colados um carro atrás do outro, a frota da cidade somaria 26 mil quilômetros, uma extensão maior que os 17 mil quilômetros de vias asfaltadas na Capital Paulista.
As promessas e os discursos em relação a mobilidade foram muitos,mas de ações práticas, pouca coisa ainda foi feita, ainda mais em se tratando de transporte público.
Mobilidade, tema atual mais falado no Brasil, porém….Vivemos no país da IMOBILIDADE.
Os discursos em relação ao direito de ir e vir das pessoas com conforto e qualidade são muitos e bonitos,mas ações práticas m simples e eficazes são insuficientes
MARCOS GALESI
Amigos, mobilidade rima com tantas palavras, como por exemplo, MORALIDADE.
No Brasil muito se fala de mobilidade e nada de ações, poucos governos estão sendo sensíveis à esta questão.
Especialistas como Dr. Adriano Branco, afirmam que São Paulo vai parar se nada for feito com relação ao trânsito, a preocupação tem grandes fundamentos.
Conforme pesquisa, são emplacados só na cidade de São Paulo cerca de uma média de 27.000 veículos por mês. Essa enorme quantidade faz com que a cidade tenha 630 veículos para cada 1.000 habitantes. Só como comparação, nem EUA, Japão ou Itália se aproximam dessa marca.
Além disso, se fossem enfileirados com os para-choques colados, a fila teria 26.000 km, mas teria que “exportar” boa parte da frota, visto que o município tem apenas 17.000 km de vias asfaltadas. Em 1970 São Paulo tinha 14.000 km de vias com asfalto, mas apenas 965.000 veículos.
O dado é preocupante, já que o sistema de rodízio não funciona mais e mesmo o Rodoanel não serviu para reduzir os congestionamentos na cidade. Outro dado que assusta é o crescimento da frota. Para passar de 5 para 6 milhões, São Paulo demorou oito anos. Mas para chegar aos 7 milhões, precisou de apenas três anos. Nesse ritmo, teremos a Copa do Mundo e mais de 8 milhões rodando na maior cidade da América Latina.
E o que a Secretaria de Transportes tem feito para melhorar o sistema de transportes num todo??
Vejamos o plano de metas da prefeitura de São Paulo:
Melhoria da mobilidade urbana
10 terminais de ônibus requalificados
R$ 1 bilhão de investimento no Metrô
R$ 300 milhões de investimento no Rodoanel
Concluir Corredor Expresso Tiradentes SMT
Implantar 66 km de corredores de ônibus SMT
Requalificar 38 km de corredores de ônibus SMT
9 novos terminais urbanos SMT
2 novos terminais rodoviários SMT
Revitalizar 46% dos abrigos nos pontos de ônibus SMT
Implantar Anel Viário/ Via Parque Guarapiranga SIURB
Concluir o prolongamento da Radial Leste SIURB
Concluir a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim SIURB
Concluir o Complexo Viário Padre Adelino SIURB
Prolongar a Avenida Roberto Marinho SIURB
Recuperar 30 pontes e viadutos SIURB
Ampliar o rodízio de caminhões após conclusão do Trecho Sul do Rodoanel
Realizar intervenções em 15 pontos de congestionamento CET
1 milhão de m² de sinalização horizontal nas vias públicas CET
160.000 novas placas de sinalização vertical CET
288 novos dispositivos de sinalização eletrônica CET
289 câmeras de circuito fechado de TV em cruzamentos CET
100 km de ciclovias e ciclofaixas CET
Mais detalhes, fonte: http://www.agenda2012.com.br/static/pdf/relatorio_semestral.pdf
Destas metas quais efetivamente foram concluídas???
Se todas estas metas fossem concluídas, quem realmente seria beneficiado??
Vamos analisar os que beneficiam o coletivo:
10 terminais de ônibus requalificados – Quais terminais foram requalificados????
R$ 1 bilhão de investimento no Metrô- Em qual linha?? Até porquê na agenda 2012 não tem especificação.
Concluir Corredor Expresso Tiradentes SMT – O Expresso Tiradentes pode ser concluído em 2012? Mesmo sendo SISTEMA MONOTRILHO??? E Será que o Monotrilho dará conta da demanda??
Implantar 66 km de corredores de ônibus SMT – Um deles seria o Celso Garcia, até os vereadores contribuíram com parte do orçamento. Como resposta da prefeitura, a Celso Garcia terá metrô, mas em que horizonte podemos contar com esta linha de metrô??
Requalificar 38 km de corredores de ônibus SMT – Creio que só o Rebouças que está sendo requalificado. Os outros?? Estão em completo abandono.
9 novos terminais urbanos SMT – Onde estão estes terminais??? Vila Maria?? Nova Penha?? Raposo Tavares?? Itaim Paulista?? Vila Mara??
2 novos terminais rodoviários SMT – Itaquera e Vila Sônia (cadê os onde estão os projetos executivo e funcional??)
Revitalizar 46% dos abrigos nos pontos de ônibus SMT- Amigos, a revitalização se resumiu em apenas 1 ponto ecológico, com sinal de internet wi fi na região da Paulista?? Cadê o ponto de ônibus aqui da Salomão de Vasconcelos que há 2 anos estamos esperando uma simples manutenção??? (Só tem um toquinho do ponto na calçada.)
Recuperar 30 pontes e viadutos SIURB – A ponte dos Remédios estava inclusa??? Só caindo para recuperarem, esta é a política de recuperação de viadutos e pontes da Cidade de São Paulo.
- 288 novos dispositivos de sinalização eletrônica CET
- 289 câmeras de circuito fechado de TV em cruzamentos CET
Ah sim, nestes 2 tópicos a prefeitura tem se tornado bem eficiente, e a pergunta é para onde vai este dinheiro todo??? Para multar, a prefeitura de São Paulo é super-hiper-mega-eficiente. Que o diga o Controlar, que mesmo com o carro parado na garagem, e você não sair com o carro você além de pagar o Controlar, tem que pagar multa no Controlar, ou seja uma mina de dinheiro, espero que o Ministério Público investigue quem está ganhando com o Controlar.
Bom, voltando à mobilidade, em 2014 vai ser o ano em que a onça vai beber água, não temos uma rede ideal de trilhos (METRÔ/CPTM), inclusive eu fui no negócio nos trilhos e vi o mapa das linhas de metrô e trem, e dizem que aquela malha estará totalmente pronta num horizonte de 2030, isso é, se houver continuidade nas obras do metrô. Quanto aos corredores da EMTU, na JACÚ-PÊSSEGO-NOVA TRABALHADORES, não há nenhuma movimentação, porém alguns terminais estão já sendo construídos (Terminal CECAP), com relação à SPTrans, aí é muito preocupante: Para se ter uma idéia, quem mora na Zona Leste vai sofrer os impactos, pois mesmo que o Corredor Radial Leste saia, só para se ter idéia, nem a licitação saiu, e se sair esta licitação , ele poderá sair em Março de 2012, e quem ganhar a licitação corre o risco de não construir, pois as empresas injustiçadas na licitação entrarão com recursos e o julgamento do mérito (com a nossa justiça eficiente) pode ser que com muita sorte o mérito seja julgado em Dezembro e a Ordem de Serviço, seja expedido em Janeiro para inicio das obras, e a conclusão das obras?? Só Deus sabe. Sinceridade, esta administração da Cidade de São Paulo, não colaborou com a população e a traiu.O povo confiou em grandes obras e realizações.  
O prefeito tem o melhor secretário de Transportes, mas sabemos que só a secretaria não faz nada isolado, sem a assinatura do prefeito.
São Paulo, a cidade que fala de MOBILIDADE, mas que VIVE NA IMOBILIDADE.

Marcos Galesi, técnico em transportes, vice-presidente do Movimento Respira São Paulo e membro do Movimento Defesa do Trólebus

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