sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carlão Camargo: “Saúde é mais problemática e Transporte é mau crônico”

Sonia Marques: www.cotiatododia.com.br

O Plano de Governo do Prefeito Carlão Camargo (PSDB) tem 36 páginas e  mais de 100 ações descritas como promessas de sua campanha em 2008, que seriam executadas entre 2009 e 2012. Ele não vai conseguir cumprir todas, mas a 11 meses de concluir seu mandato e 5 antes de iniciar o processo de reeleição considera que seu governo teve mais pontos positivos que negativos. “Em muitos casos ultrapassamos a meta”, diz o prefeito durante entrevista em um restaurante na Granja Viana, junto com o vice-prefeito e Secretario de Saúde Moises Cabrera. Aliás, vale ressaltar que neste dia, o prefeito teve overdose de entrevista, uma fila de jornalistas de mídias da Granja aguardava para também sabatinar a dupla Carlão e Moisés.
Começamos pelo tema mais problemático da gestão Carlão/Moisezinho, que é Saúde, sendo que a palavra problemática foi aplicada pelo próprio prefeito. Desde que ele assumiu o governo em 2009, o que mais ficou marcado foi o troca troca de secretários e a insatisfação com os resultados,  que só começaram a melhorar no último ano. Porém, uma nova troca de comando no fim do ano passado - quando Moisezinho assumiu - somada ao atraso no pagamento de funcionários contratados pelos institutos prestadores de serviços e falta de médicos nos postos de saúde,  voltou a abalar as estruturas.

Moisezinho e Carlão Camargo fazem balanço do plano de governo
Moisezinho aos poucos diz que está tomando as rédeas da situação, com foco na humanização do atendimento. Disse que o pagamento dos funcionários está regularizado e que não há mais falta de médicos nos postos de saúde.  O concurso público anunciado no final do ano ocorrerá em março e deve contratar mais de mil funcionários. Entre os pontos positivos, o secretário/vice-prefeito comemora a redução nos índices de mortalidade infantil que passou de 10,4 mortes para cada mil nascidos vivos em 2010 para 8,85 em 2011. E anuncia a construção de mais 8 UBS (Unidade Básicas de Saúde) para este ano, viabilizadas por meio de parceria com o Governo Federal, além da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – no Atalaia cujas obras já iniciaram, também com verba federal.
Outro assunto polêmico – e ainda sem solução -  é o Transporte Coletivo que para Carlão é também o que mais o incomoda. A prefeitura apresentou, no final do mês de agosto, em audiência pública, o plano municipal de transporte em que o secretário Claudio Olores prometeu, em nome do prefeito que “todos os bairros de Cotia terão linha de ônibus” (leia aqui). A licitação deveria ter acontecido em setembro do ano passado. Carlão diz que todo o processo já está pronto e que a licitação vai ocorrer em breve, sem dizer exatamente quando. O prefeito admite que o caso é crônico mas que a culpa não é só dele. “Este é um problema que se arrasta há 50 anos na cidade”.
O novo aterro sanitário, ou a recuperação do antigo aterro do bairro do Caputera, desativado desde 2004, também esteve entre os assuntos polêmicos mas dessa vez, Carlão  fala com mais entusiasmo. “Cotia será modelo na gestão do lixo”, promete. A PPP (Parceria Público Privada) que irá gerir a política de resíduos sólidos em Cotia está pronta e em andamento, segundo Carlão.
Grandes obras
O plano de governo de Carlão Camargo destaca projetos de grandes obras para a cidade, entre as quais a construção de um túnel no centro de Cotia para dar mais vazão ao trânsito local além de revitalização do centro. O alargamento da avenida João Paulo (nos trechos possíveis)  e a ligação entre o Morro Grande, Jardim Arco Iris e Panorama também estavam entre os planos, além da criação de um centro de convenções na Granja Viana e um parque linear de logística em Caucaia do Alto. Mas esses e outros planos terão que aguardar por uma possível reeleição.
Carlão justifica que as grandes obras que planejava fazer foram preteridas em função da necessidade de infraestrutura, principalmente as obras antienchentes e socorro às famílias que viviam em áreas de risco.
E por falar em grandes obras, uma delas que não estava no plano de governo, já é a preferida de Carlão, o Centro Educacional Unificado de Caucaia – CEUC, que será inaugurado em abril. Trata-se de um grande complexo educacional com escola, creches, quadra poliesportiva, piscina e anfiteatro com capacidade para atender aproximadamente mil alunos a um custo de R$ 17 milhões. O prefeito já fala em construir novas unidades idênticas em outros pontos da cidade. Seria isso promessa de campanha já?
Voltando para os problemas, nos deparamos com o congestionado trânsito na Raposo Tavares. Carlão vai logo dizendo que é contra o pedagiamento da via e a ainda não desistiu de levar adiante a ideia da implantação do monotrilho, também conhecido como metrô de superfície, tido como única solução para acabar de vez com o sofrível trânsito diário. De imediato espera que as melhorias prometidas pelo governador de seu partido (o PSDB) como a duplicação e a construção da alça de acesso ao São Paulo II aliviem o caos.
Desenvolvimento
“Cotia cresceu absurdamente”, diz Carlão justificando algumas mudanças de plano ao longo de sua gestão. Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2000 e 2010, o ritmo de crescimento populacional de Cotia foi de 3,05% ao ano, quase dois pontos percentuais superior que o crescimento de todo o estado de São Paulo (1,09%).
Carlão não vê isso como algo negativo, pelo contrário. Se a cidade cresceu, a arrecadação também. Números apresentados pelo prefeito informam que o IPTU – Imposto Predial e Territoria Urbano - por exemplo, passou de R$ 25 milhões em 2009 para R$ 40 milhões em 2011. O ISS – Imposto Sobre Serviços, saltou de R$ 43 milhões para R$ 68 milhões. A previsão orçamentária da cidade para este ano deve chegar a meio bilhão de reais.
Desafios? “Além de toda a manutenção, fazer a cidade crescer e custear a máquina”, diz o prefeito, já se levantando para zerar a fila das entrevistas que se estenderia até as 18h30.

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