A Linha 8-Diamante da CPTM, que liga a capital paulista a Itapevi, na Grande São Paulo, continuava interrompida em seu trecho final na noite desta sexta-feira (27). Um trem que seguia para Itapevi bateu em outro que fazia uma manobra na noite desta quinta (26). Sete pessoas ficaram feridas. Para atender os passageiros, as linhas de ônibus foram reforçadas com mais veículos.
A CPTM abriu uma investigação interna para apurar as causas do acidente. Seis meses atrás, um outro acidente entre dois trens na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, deixou 42 pessoas feridas.
A empresa disse que investe no treinamento de funcionários e numa nova tecnologia de controle de trens para evitar novos acidentes.
A empresa disse que investe no treinamento de funcionários e numa nova tecnologia de controle de trens para evitar novos acidentes.
Na manhã desta sexta, o governador Geraldo Alckmin disse que o acidente ocorrido em Itapevi terá uma apuração rigorosa. “Esse caso já está sendo verificado. Graças a Deus não teve nenhum óbito, a empresa agiu também rápido, acho que agora à tarde já estará restabelecido o tráfego, e já está apurando, para verificar se foi uma falha humana ou se foi uma falha técnica. Vamos ter cautela, mas a apuração é imediata”, afirmou Alckmin
Fonte:G1, blogcptm
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CPTM: Tragédia anunciada (Artigo)
Embora ainda não possamos afirmar com exatidão as causas do acidente ocorrido ontem a noite, em Itapevi (SP), não é de hoje que o nosso Sindicato vem apontando a precarização na manutenção dos trens da série 5000. Inclusive já havíamos denunciado ao Ministério Publico os diversos problemas encontrados nos trens dessa série que, desde a concessão do contrato com a empreiteira em junho de 2010, sofre constantes atrasos e agora acidentes causados pela falta de experiência em equipamentos específicos.
Como se não bastasse, em junho de 2011 a empresa realizou uma audiência "pública", onde somente ela pode se pronunciar, com o objetivo de legitimar a transferência dos serviços de manutenção para empreiteiras das demais composições .
Vale lembrar que, na ocasião, ferroviários liderados pelo nosso Sindicato estiveram presentes e entregaram questões que nunca foram respondidas de forma clara e objetiva do porque terceirizar algo que exige comprometimento.
A manutenção de trens realizada pelas empreiteiras é precária e uma ameaça aos interesses públicos, pois, visam apenas maximizar lucros, com a aquisição de peças e de serviços “genéricos”, colocando a segurança dos passageiros sempre em risco.
Por Camila Mendes - Jornalista / Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana
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