sábado, 23 de junho de 2012

Morador relata falta de transporte em Cotia

 Acompanhando a seção cartas do Jornal daqui, encontrei esta solicitação e achei uma reinvicação apropiada e cabiveis de providencias por parte da prefeitura.Veja a solicitação abaixo:


Precariedade do transporte público


Moro no Jd. Caiapiá em Cotia e tenho muitos problemas com a condução por aqui, já enviei dois e-mails para a EMTU que me garante que aqui na minha região não há necessidade de um remanejamento ou melhora. Há dois ônibus que saem daqui o São Roque/Cotia e o Caucaia do Alto/Portão que durante o dia passam onde moro, mas após as 18h não passam mais. Tem a lotação que está sempre em péssimo estado e nem todas passam aqui, demoram pra sair e em cada ponto ou ficam na cola dos ônibus. Pedi a EMTU se haveria como fazer um remanejamento ou criar uma linha que saia daqui para São Paulo ou Raposo sentido São Paulo, pois para ir sentido São Paulo precisa-se pegar uma condução até a Raposo que são apenas quatro pontos, mas é uma caminhada grande e pegar outro sentido São Paulo, meu marido todos os dias gasta quatro conduções pra ir e retornar ao km 28 da Raposo, quem ganha com essa precariedade e ineficiência no transporte? Vim de São Paulo e lá não era dessa forma. Gostaria de saber pra quem encaminhar minha reclamação.  
Rosangela Lima

Resposta: A EMTU/SP informa que em fiscalização específica na linha 503 Cotia (Caucaia do Alto)/ Cotia (Portão), na faixa horária das 17 às 21 horas, foi constatado que o Consórcio Intervias realizou duas viagens a mais, das 11 programadas para o período, mantendo intervalos médios de 20 minutos. As vistorias serão mantidas para garantir o cumprimento da programação estabelecida.

Sobre os operadores de micro-ônibus na região, há diversas linhas metropolitanas que operam de forma compartilhada com os veículos do serviço RTO (Reserva Técnica Operacional). A EMTU/SP faz fiscalizações periódicas para verificar a regularidade do funcionamento do serviço, incluindo a apreensão de veículos não autorizados a operar no sistema. As reclamações sobre os motoristas da RTO podem ser feitas na Central de Atendimento ao Cliente da EMTU/SP 0800 724 0555 ou no site www.emtu.sp.gov.br. É importante informar o prefixo do veículo ou a placa para a identificação do condutor.

Sobre a criação de linha direta do bairro Caiapiá, em Cotia, para São Paulo, a EMTU/SP esclarece que o Departamento de Transportes Públicos de São Paulo, órgão responsável pela aprovação de novos itinerários na capital, está restringido a operação de mais linhas na zona Oeste da cidade, devido à falta de espaço para estacionamento de ônibus na região.

A melhor opção dos usuários do bairro Caiapiá é, de fato, utilizar a linha 503 e embarcar na linha 396 Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia)/ São Paulo (Pinheiros) na Rodovia Raposo Tavares. Os dois serviços operam com boa freqüência para atendimento aos usuários. A linha 503 deve operar o dia inteiro com intervalos de 20 minutos e a 396 com seis minutos nos horários de pico.
Vale lembrar que o Terminal Metropolitano de Cotia, em funcionamento desde 2002, foi construído com a finalidade de propiciar ao sistema metropolitano a operação mais eficiente na região, com a integração entre linhas municipais, de menor demanda, e linhas metropolitanas com destino à capital, de maior frequência e, portanto, com maior capacidade de transporte. Esse sistema atende a grande maioria da população da região.

Resposta da Prefeitura: A Secretaria de Transportes e Trânsito informou que agendou uma reunião com a empresa envolvida no sentido de atender ao pedido da moradora e dos demais moradores da região. A SETTRANS esclarece que também colocará outros temas em discussão com o objetivo de melhorar as condições e os serviços de transporte coletivo no município.
Fonte:Jornal daqui
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Meus Comentários:

Conforme relatos de criações de linhas metroopolitanas ligando Cotia a São Paulo, tenho a dizer que a EMTU/SP esta usando um argumento um pouco invável, pois realmente as intermediaçoes nao comportam mais ônibus e o Terminal Mêtro Butantã já é um caos.
Viabilizando um melhor atendimento dos usuários do transporte publico coletivo a EMTU/SP poderia criar novas linhas interligando bairros, prolongando linhas, criando linhas circulares na Raposo Tavares,exemplos.Terminal Metropolitano Cotia via Shopping Raposo Tavares,Jd.Mirizola via Shopping, Raposo, assim diminuiria as superlotações, e de demanda de passageiros ao quais os usuários enfrentam todos os dias nas linhas intermunicipais de Cotia.
Já nas linhas municipais, a Prefeitura ainda não se definiu sobre a Licitação dos Transportes Municipais, e a população cotiana vem enfrentado os péssimos serviços das linhas municipais.
A Cooperativa de Transporte Alternativo, vem se organizando para melhorar os serviços junto da população, mas ainda é um começo.
 

2 comentários:

  1. Isso foi em 2012 estamos em 2014 e nada mudou , continua sem ônibus. Sem quiser voltar da faculdade à noite em segurança que se vira pra pagar um transporte particular , ou compre um carro não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackline, infelismente Você tem toda a razão, e a Licitação de Cotia tá esquecida. Mas nós podemos fazer a diferença participando em busca de melhorias dos transportes. Esperamos que este ano venham boas melhorias para nossa região , tanto nas municipais como nas intermunicipais.
      Obrigado por participar.

      Excluir

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas