Más condições dos veículos é outro problema relatado por passageiros da Expresso Regional
Do R7
Internauta R7
Ônibus quebrado complica a vida de usuários da linha São Roque/São Paulo (via Itapevi),
operada pela Expresso Regional
operada pela Expresso Regional
A volta para os bairros da Grande São Paulo e de São Roque também virou um problema que fica cada vez pior. Constantemente, as saídas do Terminal Barra Funda atrasam e os usuários da linha via Araçariguama acabam sendo prejudicados também. O corretor de imóveis Marcos Santana, usuário da linha há 25 anos, relata o problema.
— A volta é pior ainda. O ônibus não sai às 18h40, aí o das 19h10 também não pode sair e vira uma bagunça só. Tem gente que fica até as 20h esperando.
Essas são apenas algumas das deficiências do trajeto, que tem sido alvo de uma intensa luta por parte dos usuários nos últimos meses. No dia 21 de maio, um pedido de resposta dos órgãos responsáveis foi protocolado no Ministério Público. O documento, assinado por 85 pessoas, relata o sucateamento da linha. Banheiro nos veículos e ar condicionado são algumas das exigências dos usuários.
A administradora de empresas, Liene Araújo, usuária do serviço há 16 anos, conta que o estado de conservação dos veículos é muito ruim. Na segunda-feira (11), o ônibus teria quebrado na rodovia Castello Branco e os passageiros tiveram que descer na pista. Nos dois dias que se seguiram, a circulaçào foi suspensa sem notificação por parte da empresa. Para a administradora, os usuários viajam todos os dias em uma situação de absoluta insegurança.
— Além de velhos, esses ônibus andam sem documentação. Já passamos pela situação absurda de ter que desviar o trajeto para o motorista fugir de uma blitz policial porque o documento estava vencido. Em todas as situações estamos sendo punidos.
O R7 teve acesso a inúmeros e-mails enviados à Expresso Regional e à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo). Os problemas foram relatados em detalhes. Segundo Lidiane, as respostas se resumem a números de protocolo.
Procurada pela reportagem, a Artesp confirmou que já sabe do problema. Leia abaixo a íntegra da resposta enviada por e-mail.
A Artesp tem conhecimento do caso e está tomando as providências de acordo com a legislação vigente, tanto que, em maio, a fiscalização da Agência aplicou 95 multas à empresa Expresso Regional. Diante das constantes reclamações dos usuários a respeito dos serviços prestados pela Expresso Regional, em fevereiro foi realizada uma reunião com a Artesp, os prefeitos, vereadores e usuários da região atendida pela empresa, com o objetivo de solicitar medidas para melhorar a prestação do serviço. A partir de então, a empresa foi notificada a sanar todas as irregularidades, o que tem sido acompanhado pela Agência. Caso ela não cumpra as exigências, estará sujeira às determinações da legislação (Artigo 15, parágrafo 3º, do Decreto 29.913/89), que estabelece que, para os casos de falta de veículos ou más condições dos mesmo, a Artesp deve assinalar novo prazo de 30 dias para a empresa suprir as insuficiências. Após esse prazo, a agência pode autorizar outras operadoras para compartilhar o atendimento, respeitando o direito de ampla defesa da Expresso Regional.
A Expresso Regional também foi procurada pelo R7, mas não enviou posicionamento até a publicação desta matéria.
Após ônibus quebrar, passageiros são obrigadas a descer na pista (Foto: Internauta R7)
Fonte:R7
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