O corredor viário ligando Itapevi ao Butantã não saiu nem de seu primeiro trecho, mas a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) já tem planos para criar duas extensões, uma até Cotia e outra até o Alphaville, entre Barueri e Santana de Parnaíba.
Mas o projeto acontece em longo prazo. A previsão é de que os corredores, que visam integrar linhas de ônibus municipais e intermunicipais aos sistemas de trem e metrô, além de ser utilizados também por carros, sejam viabilizados em 2014.Atualmente, do ‘tronco principal’, entre Itapevi e o Butantã, estão em andamento as obras do trecho de cinco quilômetros entre Itapevi e Jandira. Mas o projeto está bem atrasado. A previsão inicial era de entrega até o meio deste ano, mas foi adiada para o final de 2012, em um processo que incluiu até duas multas às empreiteiras pelo não cumprimento do cronograma. Essa parte do projeto inclui ainda a implantação de um terminal de ônibus em Itapevi.
Já a segunda fase, entre Jandira e Osasco, terá licitação aberta em outubro. O corredor vai contar ainda com Barueri e Carapicuíba, somando 14 pontos de parada dos ônibus nesse trecho. O mais importante deles é o Terminal Rodoferroviário, que será construído no Km 21, entre Osasco e Carapicuíba, e que vai integrar os ônibus aos trens pela estação da CPTM. Após a realização da concorrência, a previsão é de que as obras sejam concluídas em dois anos.
Na sequência, com início previsto para 2014, ficou o trecho entre Osasco e o Butantã, onde está sendo construída uma estação do metrô, além das duas novas ligações, até Cotia e até Alphaville.
A EMTU também tem planos para essa malha mais até 2020. Eles preveem ligações viárias com os trechos das rodovias Anhanguera e Raposo Tavares que cortam a região e ainda com a estrada Tenente Marques, também em Alphaville.
Fonte: CotiaTododia e Webdiario
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas