
O governador Geraldo Alckmin autorizou a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a contratar projeto funcional para implantação de um sistema de trens chegando até Alphaville e Tamboré, em Barueri.
De acordo com a companhia, que já publicou o edital de contratação, o estudo vai apontar a viabilidade ambiental e econômico-financeira do projeto, que será uma extensão da linha 8 (Itapevi-Júlio Prestes) ligando Barueri e Carapicuíba e incluindo os dois bairros.
O projeto também dará, segundo a CPTM, as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento e localização das estações. Após a conclusão desse estudo, prevista para 2013, serão contratados os projetos básico e executivo. A expectativa é que o sistema entre em operação após 2015. “Com o projeto funcional, vamos verificar qual melhor maneira para atender a população dessa região, se é com VLT ou monotrilho”, afirmou o governador, referindo-se aos trens do novo sistema.
A assinatura foi feita na manhã de ontem, durante a entrega de dois novos trens para o mesmo ramal.
No mesmo evento, Alckmin anunciou contratos para recapacitação dos sistemas de energia para as seis linhas da CPTM e o investimento de R$ 165 milhões na implantação de um complexo de manutenção de trens em Presidente Altino, bairro de Osasco onde já fica o pátio da empresa.
Problemas envolvendo a alimentação de energia são as principais causas das panes que vem ocorrendo no sistema ferroviário. Com o projeto anunciado ontem, o número de subestações vai passar dos atuais 24 para 30, reforçando o sistema e já prevendo a demanda com a chegada de novos trens. Para as linhas 8 e também 9 (Osasco-Grajaú), o consórcio ABB/Spavias, formado pela ABB Ltda. e Spavias Engenharia S/A, venceu a licitação com a proposta de R$ 164,3 milhões. Na primeira, as novas subestações vão ampliar a capacidade de energia de 32MW para 52 MW. E, na segunda, o aumento será de 24 MW para 40 MW
Até dezembro, como parte desse projeto, devem entrar em operação as novas subestações Jandira e Guaianazes, além da nova cabine seccionadora no Itaim Paulista, totalizando 215MW de potência instalada.
O complexo de manutenção de Presidente Altino também faz parte do programa de modernização da companhia e terá 30 mil m² de edificações, área equivalente a quatro campos de futebol. Ele vai abrigar oficina de revisão geral e reforma de trens, laboratório eletrônico, área para armazenamento de materiais e resíduos industriais.
O principal galpão terá 15,5 mil m², com capacidade para realizar simultaneamente os serviços de revisão em seis trens compostos de quatro carros cada. Segundo a CPTM, o projeto vai gerar 450 novos empregos.
Fonte: Da redação Webdiario
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas