segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aeroporto de São Roque ficará pronto em 2014


A região terá dois aeroportos mesmo. Após o anúncio de um novo aeroporto de passageiros em Ibiúna, em março deste ano (leia), outra cidade próxima receberá aviões, mas de pequeno porte. O aeroporto comercial de São Roque deverá ficar pronto em 2014, antes da Copa do Mundo.
O Governo Federal está próximo de liberar a operação comercial de pequenos aeroportos para a iniciativa privada. O governo deve baixar nos próximos dias um decreto que autoriza a construção e a exploração comercial de aeroportos para pouso e decolagem de jatinhos, aviões de pequeno porte e helicópteros.
O objetivo do governo é aliviar o gargalo da infraestrutura aeroviária (o déficit de aeroportos no país) com esses menores, especialmente durante os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. O governo e a Casa Civil, que também aprovou a medida, quer evitar confusões como a vista da África do Sul, que teve aeroportos congestionados por conta do trânsito de aviões executivos particulares.
Hoje há dezenas de aeroportos privados no país, porém, de uso pessoal, sendo que o dono não pode cobrar tarifas de pouco de decolagem de outras pessoas nem construir lojas em sua área. Segundo a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), o Brasil tem o segundo maior mercado de aviação executiva do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Aeroporto em São Roque
Dois projetos de grupos privados já foram protocolados na Secretaria de Aviação Civil (SAC) este ano. Um deles é do grupo imobiliário JHSF, dono do shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
O projeto, batizado de Novo Aeroporto Executivo de São Paulo, será construído em São Roque. A empresa concluiu o projeto executivo e entrou com pedido de licença ambiental.
A expectativa é de que as permissões sejam dadas até o fim deste ano e a construção comece em 2013. A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil já autorizou a construção.
O documento emitido pela Anac estabelece que o projeto terá de cumprir ainda requisitos de uso de solo e zoneamento urbano estabelecidos em diversas esferas da administração pública. O empreendimento será erguido em um terreno de 7 milhões de m² de propriedade da JHSF, às margens da Rodovia Castelo Branco.
A pista do aeroporto terá 2.800 metros, maior do que a de Congonhas, que tem 1.940 metros. No local, além de um shopping center já em construção, devem ser erguidas também torres comerciais.
O aeroporto, que receberá investimentos de R$ 400 milhões, deve ficar pronto entre janeiro e fevereiro de 2014, a tempo de realizar testes de operação antes da Copa. O projeto já recebeu o aval do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica.
Mais um aeroporto e um heliporto na Grande SP
Os empresários Fernando Botelho Filho e André Skaf querem um aeroporto perto do Rodoanel e daí advém o nome Aeródromo Rodoanel. Um terceiro projeto estaria em análise na SAC: o Helicidade, idealizado pelo economista Fábio Tinelli, tem como foco o pouso e decolagem apenas de helicópteros.
Pacotão
O Governo Federal prepara um pacotão de infraestrutura que prevê novas concessões nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e portuário.
Na questão aeroviária, o Governo estuda modelos de concessão, tais como contratos de Parceria Público-Privada (PPP), adoção de Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC) e adoção de uma PPP em que a União seria o acionista majoritário. Além disso, o aumento do número de aeroportos regionais de 130 (atualmente) para 213 também aparece na pauta de discussões.

Da Redação c/ Veja Foto de Renato Di Giosia Souza,e CotiaTodoDia

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