Abertura dos envelopes das empresas interessadas em renovar os pontos e abrigos é o próximo passo do certame
A SPObras vai prosseguir nesta sexta-feira a licitação de renovação e aperfeiçoamento das paradas de ônibus na cidade que ficou parada por dois meses por causa de um imbróglio judicial.
Neste dia 17 de agosto, serão abertos os envelopes para a qualificação das empresas interessadas que apresentaram os documentos para o certame.
O edital foi aprovado pelo TCM – Tribunal de Contas do Município, mas um advogado moveu ações populares contra duas licitações da Prefeitura de São Paulo. Na 11ª Vara de Justiça, ele se manifestou contra outro certame, que prevê a instalação de mil relógios de rua que exibem também informações sobre a temperatura e até condições de trânsito. Na 8ª Vara de Justiça, ele protocolou a ação contra a troca e modernização dos pontos de ônibus.
Mas o advogado desistiu das duas ações. O juiz da 11ª Vara, Alexandre Jorge Carneiro da Cunha, aceitou a desistência, mas o magistrado da 8ª Vara, Adriano Marcos Laroca, não aceitou. A licitação dos relógios continuou e a dos pontos de ônibus só foi retomada agora depois de o TJ SP– Tribunal de Justiça de São Paulo derrubar a liminar que determinava a suspensão da concorrência.
A vencedora da licitação, que deve ser divulgada até o final deste ano de acordo com a Prefeitura, vai ter de instalar a partir do início de 2013, 6,5 mil novos abrigos de ônibus e 12,5 mil pontos com totens de informações sobre as linhas e sobre os transportes da Capital.
Além das informações, os abrigos devem oferecer mais conforto e proteção para os passageiros, com áreas de cobertura maiores e bancos melhores para as pessoas aguardarem sentadas os ônibus.
A instalação dos 6,5 mil novos abrigos vai custar R$ 550 milhões à empresa ou grupo que vencer o certame. A companhia deverá conservar os equipamentos por 25 anos. Em troca, pode vender espaços publicitários nos abrigos, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Prefeitura de São Paulo.
Na licitação dos relógios, a empresa ou grupo deve investir R$ 150 milhões para a colocação de mil equipamentos, podendo vender espaço publicitário.
A reformulação dos pontos e abrigos para os passageiros de ônibus e a instalação dos relógios com a venda de espaço publicitário estão previstas na Lei da Cidade Limpa de 2007. Desde este ano os abrigos de ônibus estão com os contratos de publicidade vencidos. Os contratos dos relógios expiraram em 2010.
Fonte: Blog:Ponto de ônibus, por:Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas