O processo de renovação continua. Veículos seguem os padrões internacionais Euro V, sendo menos poluentes
A Expresso Maringá entregou nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2013, mais quinze ônibus zero quilômetro para o sistema municipal de São José dos Campos, no interior Paulista.
É o segundo lote de ônibus novos da empresa só neste mês. O primeiro lote foi apresentado no início de fevereiro e contou com 14 veículos.
Todos os ônibus, de ambos os lotes, são de carroceria Marcopolo, modelo Torino, chassi Mercedes Benz, modelo OF 1721 – Euro V.
Os veículos já estão de acordo com o Proconve – P 7, a sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que tem como base as normas internacionais de restrição à emissão de poluentes Euro V.
Com o uso do ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, com 32 % de uréia industrial, no sistema de escape, os modelos com esta tecnologia, denominada pela Mercedes Benz de BlueTec5, otimizam a combustão do diesel que tem menos partículas de enxofre e podem reduzir em até 80% a emissão de materiais particulados e em 63% a emissão de Óxidos de Nitrogênio.
A Prefeitura de São José dos Campos estima que até o final de março sejam colocados em circulação 40 ônibus novos, já contando com estes lotes, o que deve aumentar em 10% a quantidade de veículos de transportes coletivos no sistema.
Hoje, São José dos Campos possui três empresas de ônibus, com 386 veículos, sendo que a Expresso Maringá possui 121 ônibus, a CS Brasil tem 134 veículos e a Saens Peña conta com 131 ônibus.
O contrato assinado entre as empresas de ônibus e a prefeitura prevê renovação de frota a cada cinco anos, mas o processo de 2013 foi antecipado para o início do ano para “ampliar o conforto aos passageiros”, segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura.
Ainda segundo a nota, estão previstas outras ações na área de mobilidade urbana:
Entre outras medidas previstas estão:
- implantação do Bilhete Único até novembro;
- comercialização de passagens pela internet para pessoa física;
- volta da circulação de nove ônibus articulados até o mês de maio
- limpeza e melhoria da iluminação dos mais de 2.300 pontos de ônibus da cidade.
A Secretaria de Transportes também estuda a implantação do projeto de corredores específicos aos ônibus, que criará faixas exclusivas de circulação e aumentará a fluidez no trânsito.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas