sexta-feira, 8 de março de 2013

MPE convoca a Cometa e anuncia TAC contra demora


Reunião foi marcada para próximo dia 25; reclamações são de usuários

Arquivo | TodoDia Imagem
Ônibus da Cometa no terminal rodoviário de Americana: usuários questionam demora e mudanças na linha
O MPE (Ministério Público Estadual) de Piracicaba irá firmar um TAC (Temo de Ajustamento de Conduta) com a Viação Cometa para acabar com a demora no trajeto entre Americana e Piracicaba. A Promotoria já havia instaurado um inquérito civil para apurar as reclamações de mudança de horário e itinerário dos ônibus. A reunião será no dia 25. De acordo com o MPE, desde janeiro, a empresa reduziu o horário de partida dos ônibus, que antes saíam a cada 30 minutos e agora saem a cada uma hora. Além disso, foram retirados alguns ônibus que faziam o percurso direto entre as duas cidades. Assim, os veículos param nos distritos de Tupi e Caiubi, em Piracicaba, e em Santa Bárbara d’Oeste. O trajeto, que, de carro, pode ser feito em menos de meia hora, chegou a demorar duas horas de ônibus.
Além do inquérito civil, em fevereiro a empresa recebeu 19 autuações da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) referentes somente à linha Americana/Piracicaba. Sendo 13 delas por suprimir horário de viagens sem autorização, cinco delas por modificar o horário e uma por utilização de veículo sem declaração de vistoria válida.

REPERCUSSÃO
A secretária Alessandra Barros Zen, que utiliza a linha todos os dias para trabalhar, explica que moradores desses distritos estão utilizando o ônibus para se locomover dentro do município, colaborando para a superlotação dos veículos.
“Eles entram no ônibus apenas para andar alguns quarteirões. É um circular de luxo, porque tem ar condicionado, assentos estofados, mas isso está dificultando a vida de quem viaja de Americana para Piracicaba”, contou Alessandra.

VIAGEM EM PÉ
Os passageiros relatam que com a mudança do trajeto dos ônibus, entrando em bairros, e a diminuição do horário de saída dos veículos, nos horários de pico é possível encontrar algumas pessoas viajando em pé. “Na linha das 17h30 muitas vezes encontrei pessoas viajando em pé. Na última vez em que isso ocorreu, eram seis pessoas a mais no ônibus. O problema é que os motoristas vão passando pelo bairro e parando”, contou a secretária.
A Artesp informou que, além da fiscalização, iniciou neste mês um trabalho de contagem de usuários das linhas que são operadas pela Viação Cometa. “O objetivo é verificar a real demanda de cada linha e se há excesso de passageiros em alguns horários estabelecidos pelas tabelas de partidas das respectivas linhas”, informou a nota oficial.
Os agentes da agência farão esse trabalho diariamente e a previsão é de que o relatório seja concluído até o início de abril. Com esses dados, a Artesp irá avaliar a necessidade de aumento no número de ônibus para atender as linhas operadas pela empresa.
A Viação Cometa informou que ainda não foi notificada da audiência com o MPE, no entanto irá prestar todos os esclarecimentos solicitados ao órgão.

Fonte: Portal:Tdodia  por:  ISABELA PALHARES - AMERICANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas