Uma das mudanças é o menor tempo para localizar mala e indenizar perda.
Mudanças serão discutidas em audiência pública e propostas são aceitas.
Mudanças serão discutidas em audiência pública e propostas são aceitas.
A
diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a
realização de uma audiência pública para discutir mudança no transporte
aéreo doméstico e internacional de bagagens. A aprovação ocorreu na
última terça-feira (26).
Problemas com malas aumentam nas férias (Foto: Reprodução EPTV) |
Entre
as principais mudanças estão a redução do tempo para localizar bagagens
e indenizar passageiros com bagagem perdida, a padronização do peso da
bagagem em voos internacionais, a possibilidade de oferta de tarifas com
franquia de bagagem reduzida em voos internacionais (exceto Américas do
Sul e Central) e a criação de ajuda de custo ao passageiro que tenha
sua bagagem extraviada.
As contribuições poderão ser encaminhadas até às 18h do dia 26 de abril, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Anac. No dia 22 de abril, haverá também uma audiência pública presencial, na sede da Anac, em Brasília.
Após aprovação do texto final, as novas regras entrarão em vigor depois de 90 dias. As sanções previstas pelo descumprimento do disposto na resolução podem variar de R$ 20 mil a R$ 300 mil.
A
nova proposta vai atualizar a Portaria n°676/2000 e as Normas de
Serviços Aéreos Internacionais (NOSAI CT-011, CT-012, PT-005 e TP 024).
A definição das novas medidas levou em consideração os dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica, do Código Civil, da Convenção de Montreal de 1999 e do Código de Defesa do Consumidor, além de ter em vista as melhores práticas adotadas internacionalmente, segundo a Anac.
Extravio de bagagem e ajuda de custoPela
proposta, a empresa aérea passa a ter menos tempo para localizar as
bagagens extraviadas e pagar a indenização, caso elas não sejam
localizadas. Atualmente, a empresa tem até 30 dias para cada uma das
etapas, o que deve ser reduzido para 7 e 14 dias, respectivamente.
Também
foi criada a previsão de que a empresa forneça uma ajuda de custo de
cerca de R4 300 ao passageiro com bagagem extraviada e esteja fora do
domicílio para gastos de emergência. A ajuda será de no mínimo 100 DES
(Direitos Especiais de Saque), um índice composto de uma cesta de moedas
e utilizado internacionalmente no transporte aéreo internacional.
Bagagem de mãoA
Anac propõe também que a empresa aérea deverá permitir uma franquia
mínima de 5 kg como bagagem de mão por passageiro, seguindo os
requisitos técnicos e de segurança. A empresa deve informar de forma
clara os limites de peso, dimensão e número de volumes aceitos.
Atualmente os passageiros não podem carregar mais do que 5kg de bagagem
de mão.
Franquia de bagagem despachadaNos
voos internacionais, a franquia de bagagem despachada foi ampliada e
padronizada em dois volumes de 32kg. Nos voos domésticos, a franquia de
bagagem por passageiro é de no mínimo 23 kg para aeronaves com mais de
30 assentos; 18 kg para aeronaves de 21 até 30 assentos e 10 kg para
aeronaves com até 20 assentos. Nos voos para as Américas do Sul e
Central houve um aumento da franquia de 20 kg para 23kg.
Quando houver conexão com voos domésticos constantes no mesmo contrato de transporte, será válida a maior franquia. A companhia aérea poderá ofertar tarifas com franquia de bagagem reduzida nos voos internacionais (exceto Américas do Sul e Central). Com a diversificação de preços e franquias, o passageiro terá mais opções para adequar a compra de acordo com suas necessidades.
Informação ao passageiroO
passageiro deverá receber todas as informações necessárias para escolha
do serviço, principalmente sobre restrições no transporte de bagagem.
Os valores cobrados por excesso de bagagem deverão ser informados no
momento da compra do bilhete.
A agência pretende estabelecer um monitoramento trimestral dos eventos e reclamações relacionados ao extravio, perda, avaria e violação de bagagens, com base nas informações prestadas pelos transportadores e nas manifestações e queixas de passageiros. A partir do acompanhamento dessas informações, serão desenvolvidos indicadores de qualidade de serviço de desempenho do transporte de bagagens, diz a Anac.
Fonte: G1 - Noticias
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