Representações sindicais vão participar e conhecer projeto que proíbe que motorista dirija e cobre passagem ao mesmo tempo
Uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, vai discutir a legalidade ou não e os riscos da dupla função nos transportes públicos, pela qual o motorista dirige o ônibus e cobra passagem ao mesmo tempo.
O encontro vai ocorrer nesta quarta-feira, às 14h30, e deve reunir especialistas em segurança do trabalho, em segurança no trânsito e representações sindicais dos trabalhadores em transportes públicos.
A audiência pública é organizada pela Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público.
Na ocasião deve ser apresentado Projeto de Lei 2163/2003, do Deputado Federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.
Também tramita outro projeto de lei sobre o tema, do Deputado Federal Rodrigo Maia, que propõe alterar o CTB – Código de Trânsito Brasileiro – para impedir a prática.
De acordo com os dois deputados, se o Código de Trânsito impede que qualquer motorista dirija e fale ao celular, então dirigir, mexer com o troco, controlar o sistema de bilhetagem eletrônica com validadores e cartões que sempre apresentam problemas, dar informação e controlar o acesso dos passageiros também alteram a atenção do condutor ao trânsito.
Além disso, há questões trabalhistas envolvidas, como o fato de um profissional assumir a função de dois empregados e receber um salário ou, no máximo, um acréscimo ao salário, isso em alguns sistemas.
A discussão ganhou força depois do acidente envolvendo um ônibus na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que caiu de um viaduto e provocou a morte de sete pessoas, após uma discussão entre o motorista e um passageiro estudante universitário.
O ônibus era do tipo micrão, um veículo que se popularizou em diversos sistemas. Este tipo de veículo é maior que o micro-ônibus e um pouco menor que o ônibus convencional. Alguns modelos possuem até mesmo três portas.
Entre as lideranças sindicais que devem participar da audiência pública está Francisco Mendes da Silva (Chicão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Grande ABC.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Meus Comentários
A dupla função,exige multi atenção dos motoristas, dirigir, mexer com o troco, controlar embarque e desembarque dos passageiros,controlar o sistema de bilhetagem eletrônica com validadores e cartões que sempre apresentam problemas, dar informação e controlar o acesso dos passageiros também alteram a atenção do condutor ao trânsito.
A dupla função requer atenção dobrada dos motoristas, já que dirigir e cobrar representa dar atenção aos passageiros.
Em Cotia e região na Grande São Paulo,a situação não é diferente pois os motoristas operam nas linhas municipais exercem dupla função, dirigem,cobram, e dão atenção aos passageiros e estudantes.
Além de ajudar os motoristas com o fim da dupla função, a contratação de cobradores traz geração de novos empregos para todo o País, assegurando melhores condições de saúde aos motoristas e renda à aos desempregados.
A volta dos cobradores trará grande geração de renda e salários, novos postos de empregos a sociedade brasileira, além de aumentar os contribuintes ao INSS.
Por: Carlinhos Aniceto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas