domingo, 5 de maio de 2013

Avenidas de Osasco ganham corredores de ônibus



Primeiro projeto entra em vigor em 15 dias, com faixa preferencial na avenida dos Autonomistas. A longo prazo, corredores serão implantados na Super Avenida e também na zona Norte
Foto da Web


A avenida dos Autonomistas vai ganhar, dentro de 15 dias, uma faixa preferencial para ônibus no trecho entre a Vila Yara e o Km 21. A medida foi anunciada pelo secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Gois, durante a entrega de 28 novos ônibus para a frota municipal, na manhã de ontem (ver matéria nesta página).

No mesmo evento, o prefeito Jorge Lapas anunciou, mais a longo prazo, projetos de implantação de corredores exclusivos para os ônibus em outras vias da cidade. Um deles será implantado na rua da Estação e na Avenida Hilário Pereira de Souza, que formam a Super Avenida. “Com isso, vamos reduzir o número de ônibus que hoje circulam pela avenida dos Autonomistas, favorecendo o trânsito”, explicou.

Segundo ele, o corredor deverá seguir o mesmo modelo já em vigor na avenida Getúlio Vargas, na zona Norte. “Estamos obtendo ótimos resultados, dando maior velocidade aos coletivos. Hoje, segundo depoimentos de pessoas que utilizam o transporte público naquela região, está mais rápido chegar ao Centro de ônibus do que de carro”, relatou.

O prefeito anunciou ainda que está buscando, junto ao governo federal, recursos federais para viabilizar esse corredor e também um segundo na zona Norte, saindo do terminal de ônibus da rua Walt Disney, no Munhoz, passando pelo Rochdale e seguindo até o Centro de Osasco.


Novos ônibus têm câmeras de vigilância


Os novos ônibus incorporados às linhas municipais, na manhã de ontem, são operados pela Viação Osasco e fazem parte do processo de renovação da frota previsto no contrato de concessão do serviço, administrado pela CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco).

Todos eles são adaptados para uso de pessoas com deficiência. “Com isso, chegamos a
um índice de 60% da frota da Viação Osasco adaptada a esse público e vamos chegar a 100% até o final do ano, conforme previsto no contrato”, afirmou o presidente da companhia, Paulo Arnoni.

Além disso, cada um deles vai ganhar três câmeras de segurança, duas para captar imagens internas e uma terceira para registrar o trajeto do coletivo. Eles também utilizam composto para redução da emissão de poluentes.

Segundo o prefeito Jorge Lapas, esses veículos atendem às linhas da zona Sul. Nos próximos dias, outros 20 novos serão incorporados à frota que atende a zona Norte.


Fonte: webdiario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas