INFORMAÇÕES,TRÂNSITO,TRANSPORTES,CIDADES,SOCIEDADES COTIDIANOS E INTERATIVIDADES... Sua participação é vital para que possamos conquistar melhorias junto da sociedade.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Santo André e Rio Grande da Serra terão cartão BOM nos trens
Em reunião com secretário estadual de transportes, prefeitos do ABC, discutiram volta da estação Pirelli e a possibilidade de Diadema ter serviço metroferroviário
A partir do dia 17 de maio, passageiros da estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – poderão utilizar o cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano para o pagamento da tarifa de trem.
O uso do BOM não permite desconto entre o ônibus e a ferrovia, mas garante mais praticidade de uso, evitando que o passageiro precise de diversos bilhetes para usar a condução.
Na mesma data, o Bilhete será aceito na estação Rio Grande da Serra, também da CPTM.
No ABC, o passageiro já pode fazer uso do cartão dos ônibus intermunicipais na estação São Caetano.
Até agosto, deve haver implantação dos validadores que aceitam o Bilhete nas Estações Prefeito Saladino e Utinga.
A medida foi anunciada nesta segunda-feira, dia 06 de maio, pelo Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, em reunião com os sete prefeitos do ABC Paulista, no Consórcio Intermunicipal.
Jurandir Fernandes também apresentou o cronograma da linha 18 de monotrilho, que vai unir São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí, em São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul ao custo de R$ 4,2 bilhões e capacidade média de transportes.
Segundo ele, o edital de licitação deve ser publicado em julho e o início das obras está previsto para o final deste ano ou começo de 2014. Por causa de mudanças de traçado, a obra deve terminar só em 2016, com atraso em relação a promessa de 2015.
Jurandir Fernandes também confirmou o retorno da estação Pirelli, com a abertura da linha Expresso ABC, que vai seguir paralela a linha 10 Turquesa da CPTM, mas que deve fazer menos paradas.
Da estação também deve partir um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos para Guarulhos, na Grande São Paulo, ainda sem data definida.
Para o Expresso ABC serão realizados três editais de construção e reformas de estações e linhas, previstos para julho, agosto e outubro, com obras previstas para 2014. A linha irá até a Estação da Luz e deve ficar pronta em 2016.
Na reunião com os sete prefeitos, Jurandir Fernandes prometeu incluir Diadema em projetos metroferroviários.
Para a conexão com o município deve ser aproveitada parte da estrutura do Corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo, havendo depois uma ligação com as linhas 1 Azul ou 5 Lilás do Metrô.
INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA:
Foi também discutida, mas sem grandes avanços práticos, a necessidade de integração entre os sistemas de transportes municipais do ABC e o metropolitano, incluindo os trens da CPTM e os serviços intermunicipais de ônibus das empreas particulares e de trólebus e ônibus da Metra, gerenciados pela EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
A discussão da tarifa integrada voltará a ser realizada na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano no dia 26 de junho.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas