Ônibus da Novo Horioznte, motoristas e cobradores reclamam da falta de pagamentos e registros.
Motoristas da Novo Horizonte paralisaram linhas em São Paulo |
Uma manifestação de cerca de 200 motoristas e cobradores de ônibus da Empresa Novo Horizonte, do Consórcio Leste 4, ocupou a Praça Felisberto Fernandes da Silva, na saída do Terminal São Mateus, na zona Leste de São Paulo, manhã desta quinta-feira.
O grupo chegou a parar algumas linhas e a diminuir a frota em outras.
As seis linhas paradas que saíam do Terminal São Mateus já voltaram a circular. A interrupção dos serviços durou cerca de 40 minutos.
Os funcionários reclamam de atrasos nos salários e do fato de muitos exercerem suas funções sem registro profissional.
De acordo com investigações do promotor Saad Mazlooum, do Ministério Público de São Paulo, apesar de ser uma empresa S.A. – Sociedade Anônima, a Novo Horizonte atua nos moldes de uma cooperativa. Há vários donos de ônibus que subcontratam motoristas e cobradores e que dirigem os próprios veículos.
O Consórcio Leste 4 foi alvo de investigações inicialmente por má prestação de serviços, com empresas liderando o número de queixas na SPTrans. Mas depois foram descobertos repasses suspeitos de verbas para empresas que ganharam como operadoras de transportes, mas sequer tinham um ônibus operando, como a Happy Play Tour. Os repasses foram de R$ 4,8 milhões em um ano
Em 2011, o promotor Saad Mazloum moveu ação civil pública e conseguiu bloqueio de bens de representantes e das empresas que formam o Consórcio Leste 4: Novo Horizonte, Himalaia (hoje Ambiental Trans), e Happy Play. Houve também transações de recursos entre a diretoria da Novo Horioznte e a antiga diretoria Cooperativa de ônibus Nova Aliança;. O promotor pede na Justiça o ressarcimento de R$ 30 milhões às empresas do Consórcio como forma de reparo aos danos causados ao dinheiro público e aos passageiros.
No processo, o Consórcio negou as possíveis irregularidades.
Fonte : por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas