Ao todo, pelos novos locais, passam são atendidos por dia 195 mil 600 passageiros
A partir desta segunda-feira, dia 24 de junho, mais duas faixas de ônibus começam a operar em São Paulo.
Na zona Sul, será implantada uma faixa à direita da via na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, entre a Rua Doutor Fabrício Vampré e a Rua Domingos de Morais.
O horário de exclusividade para os ônibus é de segunda a sexta-feira, das 06 da manhã às 9 horas da manhã. Não há operação de faixa exclusiva na parte da tarde.
Segundo a SPTrans, São Paulo Transportes, por dia neste trecho passam nove linhas de ônibus que atendem a 123 mil passageiros, numa freqüência de 67 ônibus por hora no horário de pico.
Já no Butantã, zoa Oeste de São Paulo, a nova faixa é no lado direito da na Rua Pirajussara, sentido Rodovia Raposo Tavares, entre a Avenida Vital Brasil e a Rua MMDC. Mas o funcionamento não é só no horário de pico. É se segunda-feira a sábado das seis da manhã às dez horas da noite.
Pelo local, de acordo com a SPTrans, passam 17 linhas de ônibus que atendem a 72 mil e 600 passageiros por dia.
Quem invadir a faixa de ônibus que fica a direita está sujeito a multa de R$ 53,20 e três pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
A implantação destas faixas faz parte da “Operação Dá Licença para o Ônibus”, da SPTrans e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. O objetivo é aumentar a velocidade dos ônibus, mesmo em locais onde não há condições de construção de corredores de ônibus, estes que oferecem de fato prioridade ao transporte coletivo e reduzem o tempo de viagem, além de proporcionarem mais conforto e agilidade nas operações de embarque e desembarque.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, já foram implantados na Capital Paulista cerca de 70 quilômetros dos 150 quilômetros de faixas prometidos pela gestão de Fernando Haddad.
Mas em relação aos corredores, o ritmo é bem lento. Não foi feito nenhum quilômetro dos 150 quilômetros prometidos pelo prefeito. O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, estima que as licitações para o início das obras devem ser concluídas em novembro.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas