sexta-feira, 30 de agosto de 2013

No ABC, rodoviário de qualidade é mais barato que urbano sucateado


ônibus
A comparação parece absurda, mas o fato é também. È mais barato se locomover de rodoviário com conforto no ABC do que em ônibus urbanos sucateados. Montagem: Adamo Bazani

Ir de rodoviário entre cidades do ABC sai mais barato que de ônibus urbanos
Viação Cometa, com ar condicionado e ônibus novos, tem percurso mais barato que ônibus velhos e mal conservados, como os da EAOSA
Inicialmente a comparação pode parecer absurda, mas porque a situação é absurda também.
Pesquisa realizada pela reportagem em sites de empresas de ônibus e da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, mostra que é mais barato se locomover de ônibus rodoviários com ar condicionado, alguns modelos de luxo, nas cidades do ABC Paulista do que usar os não licitados e, na boa parte das vezes, os sucateados ônibus urbanos da área 5.
É claro que há algumas observações. Os ônibus rodoviários só ligam os terminais e não param em pontos de rua. Também não aceitam Vale Transporte.
Mas a comparação pode levantar a seguinte questão. As passagens de ônibus urbanos valem pelos serviços prestados?
Para se ter uma noção, pelo site da Viação Cometa, o trecho entre Santo André e Mauá, tem passagem no valor de R$ 3,66. Os ônibus são novos, limpos, com maior índice de pontualidade e oferecem o conforto de veículo rodoviário.
Entre Santo André e Mauá também opera a EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, de Baltazar José de Sousa, empresário foragido da Justiça. De acordo com a própria EMTU, os serviços da empresa são os piores de todas as regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Os atrasos são constantes, os ônibus são mal conservados e, alguns, possuem problemas de documentação.
Se para pegar um Cometa entre as duas custa R$ 3,66, usar um EAOSA cobra entre R$ 3,70 e R$ 7,10, dependendo da linha.
É claro que ninguém vai usar os rodoviários em trajetos tão curtos, embora seja possível comprar a passagem. Esse serviço cabe aos urbanos metropolitanos e não a rodoviários.
Mas a comparação serve para a discussão sobre se os serviços urbanos realmente valem o quanto é cobrado..
É possível argumentar que um Cometa sai mais barato porque a passagem é cobrada por sessão. E realmente.
Mas com as tecnologias da Bilhetagem Eletrônica, com um pouco de vontade, seria sim possível andar de ônibus urbanos pagando por trechos diferentes, ou seja, pagar apenas pelo que se usa. Essa tecnologia é tão avançada que consegue tirar emprego de cobrador, por que não desenvolver isso?
É certo que manter um ônibus urbano no trânsito do dia a dia não é nada barato e que as tarifas têm de cobrir os custos e render lucratividade para as empresas. Afinal, elas precisam ter saúde financeira para investirem e terem a remuneração de seu trabalho.
Mas não seria mais custoso manter um ônibus Cometa em comparação a um EAOSA, por exemplo, diante da diferença entre os veículos e qualidade de serviços?


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