Dados são da CET e se referem ao horário de pico da manhã. No pico da tarde, o aumento foi de 30%
Apesar das reclamações sobre os congestionamentos por parte dos motoristas de carro com a implantação do segundo trecho de faixas exclusivas de ônibus no Corredor Norte – Sul, os passageiros dos transportes coletivos foram beneficiados.
Pelo menos é o que diz um estudo preliminar da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, divulgado no início da noite desta terça-feira, dia 06 de agosto de 2013.
Segundo a companhia, a velocidade dos ônibus subiu 58,8% no pico da manhã, sentido centro, e teve elevação de 30% no pico da tarde, sentido bairro.
A comparação foi feita usando como base o desempenho dos ônibus nesta segunda- feira, dia 05 de agosto, primeiro dia de operação do novo trecho, com o desempenho de 31 de julho, 1º de agosto e 02 de agosto.
No sentido centro, a velocidade dos ônibus subiu de 15,16 quilômetros por hora para 24,08 quilômetros por hora na manhã e no sentido bairro, subiu de 17,32 quilômetros por hora para 22,52 quilômetros por hora.
No entanto, os índices de congestionamentos subiram cerca de 25% para os veículos comuns. Nesta terça-feira, pela manhã, a reportagem da CBN informou que o congestionamento no corredor Norte-Sul se aproximou de 9 quilômetros, no sentido Aeroporto.
O trecho 2 do corredor vai desde o Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a Av. Jornalista Roberto Marinho.
Em nota, a CET diz que apesar de parecer que a quantidade de ônibus é pequena no trecho, os veículos de transporte coletivo transportam quase o mesmo número de pessoas que os vários carros de passeio.
De acordo com a SPTrans, são atendidos neste trecho por dia útil, 470 mil 360 passageiros, nos dois sentidos, em 46 linhas, contando apenas as municipais.
A faixa opera de segunda a sexta-feira, nos dois sentidos, das 6 da manhã às 10 da noite.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas