Aprovação do Expresso Tiradentes é superior ao do Metrô. Mas aprovação dos ônibus na Capital e Grande São Paulo caiu de 2011 para 2012. |
Pesquisa da ANTP mostra que passageiros querem mais corredores de ônibus, mas que não estão satisfeitos com os serviços. Sobre aprovação das cooperativas em São Paulo e Expresso Tiradentes supera metrô
A mais recente “Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, divulgada pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, realizada em 2012, mostra que a maioria da população vê no ônibus uma das principais soluções para a mobilidade e pede mais espaços exclusivos para os veículos de transporte coletivo.
Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados pedem mais ônibus nas linhas, 47% querem mais linhas de ônibus e 28% reivindicam intervalos menores entre os coletivos.
Para os paulistanos, dos dez corredores da Capital Paulista, sete melhoraram e três pioraram em comparação com a pesquisa anterior, em 2011. Os entrevistados pedem mais espaços exclusivos para ônibus.
No geral, no entanto, os serviços de ônibus pioraram entre 2011 e 2012, de acordo com a pesquisa.
A aprovação dos ônibus municipais da Capital caiu de 40% para 35%
A queda das avaliações positivas dos serviços de ônibus nos Corredores da Capital foi de 1%, indo de 54% para 53%
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes antes tinham aprovação de 51% dos entrevistados, caindo para 45%.
Os ônibus e trólebus da Metra, no Corredor ABD, também tiveram queda na aprovação, passando de 79% para 67%
Em relação aos ônibus, o Expresso Tiradentes e os microônibus das cooperativas da Capital Paulista tiveram aumento de satisfação.
A aprovação dos ônibus do Expresso Tiradentes subiu de 74% para 85%. Já os serviços das cooperativas tiveram acréscimo no índice de satisfação passando de 39% para 41%.
Em relação aos transportes sobre trilhos, a aprovação do metrô subiu de 74% para 75% e a CPTM teve queda na satisfação, passando de 48% para 44%.
A lotação é a maior queixa dos passageiros de ônibus em São Paulo: 43%, seguida pela demora para o ônibus passar: 34%.
O ônibus é o principal meio de transporte na primeira etapa da viagem de quem mora na Capital Paulista ou Região Metropolitana.: 30% usam ônibus municipais de São Paulo, 22% municipais de outras cidades, 11% microônibus de cooperativas e 9% ônibus intermunicipais. Depois boa parte destes passageiros segue por trilhos.
Em relação à Copa do Mundo, pergunta inédita na pesquisa, 31% acham que o evento vai trazer benefícios para os transportes e 44% acham que vai trazer mais problemas.
A pesquisa foi realizada entre 22 de outubro e 11 dezembro do ano passado e ouviu 3 mil 399 pessoas.
Mais detalhes:
http://www.antp.org.br/_5dotSystem/userFiles/pesquisa-imagem/apres_ANTP_14-08_2013.pdf
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas