quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Frente apresenta sugestões para barateamento de tarifas do transporte público

visualizadorParticipantes do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte Público, realizado nesta quarta-feira, 6/11, na Assembleia Legislativa, defenderam a desoneração do setor, melhor infraestrutura no sistema e mais integração entre as esferas de governo.

Coordenador da Frente, o deputado Gerson Bittencourt (PT) lembrou que as manifestações públicas pleitearam o recuo do aumento das tarifas dos ônibus urbanos, e fomentaram a adoção de políticas públicas para o setor. Ele louvou o aumento das faixas exclusivas para ônibus na capital e o anúncio de mais investimentos, por parte do governo federal, no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade urbana, e da autorização dada pela Assembleia Legislativa para que o governo do Estado possa obter financiamentos para investimento em transporte público

Bittencourt apresentou números que revelam considerável aumento de usuários de ônibus e metrô após a implantação do sistema do Bilhete Único nas cidades de São Paulo, Campinas e Guarulhos. O parlamentar defende um pacto entre as esferas de poder para o barateamento da tarifa. No plano federal, Bittencourt propõe que haja uma diminuição na incidência do INSS, e que seja zero a incidência sobre o faturamento do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social )sobre veículos, chassis e carrocerias, pneus, câmaras, diesel e energia elétrica.

Na esfera estadual, redução do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação), sobre diesel, veículos, pneus, câmaras e demais itens congêneres do setor. Já os municípios poderiam zerar a incidência do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)incidente sobre as garagens, e eliminar a taxa de gerenciamento existente. Ainda segundo Bittencourt, a implantação de corredores exclusivos, reestruturação das redes, monitoramento e fiscalização da operação, modernização e expansão do sistema metro-ferroviário podem representar redução significativa das tarifas.

O deputado Alcides Amazonas (PCdoB), também integrante da Frente, declarou que "a tarifa cobrada atualmente é realmente cara, se verificarmos a qualidade do transporte que é oferecido à população". Ele classificou de corajosas as medidas tomadas pela prefeitura paulistana na ampliação dos corredores e faixas exclusivas de ônibus na cidade. Alcides defende que os recursos do Pre-Sal sejam destinados para o setor. "Transporte público é tão essencial quanto saúde e educação", declarou.

Quanto à desoneração sobre o setor, Alcides observou que esse desconto não deve servir para aumentar o lucro dos empresários, mas sim para beneficiar a população. "Temos de buscar uma tarifa justa. Esse tema foi pautado pela sociedade, que foi às ruas se manifestar", finalizou. Outra militante do PCdoB, a deputada Leci Brandão, discorreu sobre distorções do setor. Ela entende que há distinção de tratamento na prestação do serviço de transporte, o que prejudica a população mais carente.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, também defendeu a desoneração do setor, redução do valor do custo da energia e do diesel, que, segundo ele, tem aumentado mais que a gasolina ultimamente. "A população quer melhoria na qualidade do transporte e uma tarifa mais barata", disse, explicando que isso pode parecer contraditório, mas é o desafio que se apresenta. 

 
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de SP  e EMTU          

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