Processo estava parado desde julho. Novo sistema deve auxiliar no monitoramento dos ônibus
A licitação para um novo sistema de bilhetagem eletrônica em São Paulo teve o aval do TCM – Tribunal de Contas do Município.
Com isso, será possível não só aperfeiçoar o sistema de cobrança de tarifas na cidade, que contará a partir de sábado com novas modalidades de Bilhete Único, do tipo Mensal, como também, pelos validadores das catracas, monitorar os serviços de ônibus na cidade de São Paulo.
A intenção da secretaria de transportes da cidade de São Paulo é criar um “data center”.
Na central, será possível saber com mais precisão dados como a demanda dos passageiros em tempo real nas mais de 1 mil 900 linhas de ônibus da cidade. Isso pode permitir o deslocamento de frota de forma instantânea, caso, por exemplo, seja detectada a necessidade de mais ônibus em uma determinada linha ou em horários específicos.
Também pode ser criado um banco de dados específico que pode auxiliar nas mudanças de linhas de acordo com a real demanda, evitando os problemas, por exemplo, gerados pelos cortes e extinções dos serviços que foram realizados na cidade e geraram reclamações.
Localização dos ônibus, velocidade empreendida, desvio de rotas e até não paradas nos pontos também são itens que podem ser monitorados.
A licitação tinha sido parada em julho deste ano, depois de reclamação de eventuais concorrentes ao TCM quanto a possíveis irregularidades no futuro edital.
Agora com a liberação, o processo licitatório deve ser concluído no início de 2014. O contrato deve ser de R$ 232 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas