terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Agora é lei: pontos de ônibus terão de informar integração, intervalo e vias atendidas em São Paulo

ônibus
Ônibus em São Paulo. Diário Oficial do Município traz lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad que obriga que os pontos de ônibus na Capital Paulista tragam uma série de informações, como relação de linhas, origem e destino e intervalos entre um veículo e outro. Foto: Adamo Bazani.
Lei obriga que pontos de ônibus na Capital informem intervalos das linhas
Publicada no Diário Oficial deste sábado, obrigatoriedade também prevê relação de linhas e horários, além de informações sobre integração com o trem e o Metrô
Os pontos de ônibus na Capital Paulista devem ficar mais informativos.
A edição deste sábado do Diário Oficial do Município, dia 11 de janeiro de 2014, traz uma lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad que estabelece uma série de diretrizes a serem seguidas na implantação e manutenção das paradas de ônibus de São Paulo, que hoje são administradas pela iniciativa privada.
A empresa Otima é responsável pela manutenção e troca de 6,5 mil abrigos de ônibus e 10 mil totens de parada. A substituição deve ser realizada até 2015, tendo início no ano passado.
Além da obrigatoriedade da relação das linhas que atendem às paradas, será obrigatória a informação da frequência dos ônibus, do primeiro e do último horário das linhas e o intervalo entre os veículos.
Hoje uma das principais queixas de quem usa o transporte coletivo a cidade de São Paulo é a fala de informação sobre os serviços.
Principalmente quem não conhece o ponto e as linhas, fica confuso em relação ao ônibus que passa ou não pela região onde a parada está instalada.
Muitas pessoas já deixaram de pegar ônibus ou se atrasaram em compromissos pela falta de informação nas paradas.
A relação das principais vias servidas pelas linhas, a origem e o destino dos ônibus e eventuais integrações com o Metrô e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano também deve constar as paradas de ônibus.
A lei entra em vigor em aproximadamente 90 dias. Os autores do projeto de lei foram os então vereadores Mara Gabrilli, Goulart, Floriano Pesaro, e Marta Costa, no ano de 2010.
As informações devem estar presentes em todos os pontos, inclusive os mais distantes e de modelos mais simples.
Outro objetivo da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo que, diferentemente dos informativos dos pontos não deve inicialmente se tornar lei, é disponibilizar aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets com dados sobre o sistema de ônibus como relação de linhas, integrações com outros meios de transportes, pontos turísticos e de utilidade pública atendidos pelas linhas, intervalos e previsão em tempo real da chegada dos ônibus.
Para isso, a SPTrans – São Paulo Transporte – prevê aperfeiçoar o sistema de GPS presente hoje nos ônibus e criar uma central de monitoramento que possa interagir com outras autarquias da cidade, como a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a Guarda Civil Metropolitana.
Atualmente, o único sistema informatizado oficial para consulta dos passageiros é o “Olho Vivo, da SPTrans”, mas as informações são limitadas. É possível saber os horários das linhas e as condições dos corredores de ônibus.
O aperfeiçoamento do sistema de GPS deve constar como uma das exigências no próximo edital de licitação dos transportes municipais, que deve ser publicado ainda em 2014.

Fonte:por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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