| Ônibus da TCB, em Brasília. Governo do Distrito Federal anuncia internet grátis em ônibus urbanos. Testes começam em quatro veículos. Na Copa, ônibus de linhas devem oferecer o serviço. |
Até a Copa do Mundo, veículos de linhas especiais devem oferecer o serviço
Os ônibus urbanos do Distrito Federal começam a receber sistema de acesso gratuito à internet.
O anúncio foi feito neste dia 1º de abril de 2014 pelo Governo do Distrito Federal. Inicialmente, serão quatro veículos da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB, empresa pública, da linha 108.5. O funcionamento faz parte de testes de implantação, podendo ocorrer problemas no sinal.
O projeto-piloto da linha 108.5 servirá de modelo para escolher os melhores sistemas e implantar o acesso à internet gradativamente em toda a frota do Distrito Federal.
Além da questão técnica, o projeto-piloto vai determinar qual o impacto financeiro para a implantação do Wi-Fi.
O Governo do Distrito Federal quer que as linhas especiais que vão ser criadas para a Copa do Mundo, em junho, tenham o serviço.
Os ônibus executivos já possuem internet gratuita para os passageiros.
Outras cidades estudam ou já implantaram sistemas de acesso à rede de computadores por dispositivos móveis.
Em São Paulo, a gerenciadora SPTrans – São Paulo Transporte testa W-Fi desde 2013. Na semana passada, a prefeitura apresentou os requisitos básicos para os possíveis fornecedores interessados. Agora é necessário definir as especificações técnicas para determinar como serão homologados os materiais e sistemas.
Em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a concessionária SBCTrans já opera com 25 ônibus articulados colocados em circulação em fevereiro que oferecem o serviço de internet gratuita.
A SBCTrans também disponibiliza o acesso à internet no Terminal João Setti, o principal da cidade do ABC Paulista.
por:Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas