Ônibus urbano. Proteste realiza pesquisa nacional para saber quais os maiores problemas enfrentados pelos passageiros dos transportes públicos nas diferentes regiões do País. Foto: Adamo Bazani. |
Respostas vão ajudar órgão de defesa do consumir a detectar as ações mais urgentes esperadas pelos passageiros para melhorar os serviços
Apesar de ser um serviço público essencial, o transporte coletivo de passageiros também contempla relações de consumo.
E isso independe do fato de a empresa de ônibus, de trens e metrô ou de transporte aquaviário ser privada ou pública.
A partir do momento que o passageiro paga a tarifa ou utiliza os serviços mesmo com direito à gratuidade, é estabelecido um contrato.
Hoje os transportes coletivos são um dos serviços com maior insatisfação dos consumidores em todo o País.
Atrasos, valores das tarifas, qualidade da frota, atendimento por parte de motoristas, cobradores e agentes de estação, limpeza dos veículos são alguns dos problemas relatados pelos passageiros.
Mas quais são as maiores necessidades de quem usa transporte público? Quais são os entraves para a melhoria dos serviços e o que pode ser feito para mudar a situação? Qual o perfil do passageiro nas diversas regiões do País?
A ProTeste, órgão de defesa do consumidor, realiza uma pesquisa nacional que vai buscar estas respostas e dar bases para outros levantamentos de campo.
A participação pode ser anônima e o questionário leva em conta a cidade onde o passageiro mais usa os serviços e qual a expectativa dele em relação aos serviços de mobilidade urbana.
O link é:
http://na2.se.voxco.com/se/?st=6M9NIk9SWq%2fVi74VEEVn7TjjH8TE5azA6xmc30I%2bB%2bwwDHRHa98OYQ%3d%3d
Os resultados serão divulgados no site da associação e vão orientar outros trabalhos de pesquisa com metodologia mais aprofundada.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas