quinta-feira, 31 de julho de 2014

São Paulo renova por mais um ano contrato com empresas e cooperativas



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Ônibus em São Paulo. Prefeitura renova contrato com empresas e cooperativas por mais um ano. Operadoras terão de comprar validadores mais modernos. Foto: Adamo Bazani

Prefeitura de São Paulo renova por mais um ano contrato com empresas e cooperativas
Operadoras terão de trocar todos os validadores da frota
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, anunciou nesta quarta-feira, dia 30 de julho de 2014, que a prefeitura renovou por mais um ano o contrato de concessão com as empresas de ônibus e cooperativas.
Segundo ele, a nova licitação deve ter início neste ano, após a conclusão de uma auditoria da empresa Ernest & Young sobre as contas do sistema de transporte. A auditoria deveria ficar pronta em julho, mas agora só depois do dia 10 de agosto é a previsão.
A licitação foi anunciada para 2013, quando os serviços de ônibus seriam concentrados em 3 SPEs – Sociedades de Propósito Específico e as cooperativas teriam o número de lotes ampliados dos atuais oito para onze ou treze.
Depois da série de manifestações sobre tarifas e qualidade nos transportes, o certame que chegou a ter audiências públicas, foi cancelado.
Com a renovação dos contratos, nada muda na composição do sistema de transportes na cidade.
Mas haverá a exigência da troca de 15 mil validadores de toda a frota de ônibus e micro-ônibus da Capital.
Os novos equipamentos terão de fazer recargas nos ônibus dos créditos pré-pagos comprados pela internet e realizar fotos em alta definição dos passageiros que contam com gratuidades e isenções, como portadores de deficiência física e acompanhantes, idosos e estudantes.
A exigência, segundo Tatto, estará presente na nova licitação, mas já deve ser implantada agora para a prefeitura “ganhar tempo”. Isso pode ser um indicativo de que os investimos serão realizados agora e a licitação deve também trazer poucas mudanças.
Os contratos que foram assinados com as empresas e cooperativas são emergenciais.
Os validadores devem ser integrados ao GPS dos ônibus para melhor controle dos locais onde ocorrem os embarques, computador de bordo e biometria.
O SPUrbanuss, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de são Paulo, calcula que cada validador pode custar até R$ 5.500.
A instalação deve começar em outubro e terminar em janeiro.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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