sexta-feira, 1 de março de 2019

GovernoSP abandona obras do Corredor Oeste em Barueri e cidades a frente...

Há mais de um ano, quem trafega pelo trecho de Baruerí do Corredor Oeste, em frente a estação linha 8 da CPTM , nota-se um "Elefante Branco" bem no meio entre as duas pistas – é a obra abandonada pelo governo estadual de São Paulo, parte do chamado Corredor Metropolitano de Ônibus Itapevi-São Paulo. Depois do impasse sobre a continuidade da construção, o Estado anunciou a abertura de licitação para a contratação das obras remanescentes nos dois trechos que ainda faltam para completar o Corredor.
imagem da internet


Trata-se das partes entre Jandira a Carapicuíba (onde, bem no meio, está o canteiro abandonado em Baruerí), e Carapicuíba e Osasco. 

Em 2017, segundo o governoSP, a obra foi interrompida por determinação do Tribunal de Contas do Estado, que definiu novos parâmetros no processo de contratação e inviabilizou o aditamento do contrato com o “Consórcio Equipav/EMPO”, até então responsável pelo Corredor Metropolitano. Foi necessário, então, abrir uma nova licitação, no qual deu-se a inauguração do trecho entre Itapevi e Jandira.

O fato gerou maior prejuízo justamente no trecho de Baruerí em frente ao cemitério, onde uma estação de transferência deverá ser construída. O canteiro interditou e destruiu uma pista em cada lado do Corredor Oeste no trecho, prejudicando o tráfego de veículos e de pedestres por mais de dois anos. O local chegou a servir até de estacionamento, e deixou um visual de abandono e descaso.


O traçado do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, de 23,6 km, começa junto à Estação Itapevi, da CPTM, passando por Jandira, Baruerí, Carapicuíba, Osasco e São Paulo, onde futuramente será integrado com os ônibus municipais de São Paulo no Terminal Amador Bueno (Vila Yara). O projeto foi dividido nos seguintes trechos: Trecho Itapevi – Jandira (5 km) (já concluido)  – Incluiu a construção da Estação de Transferência Itapevi, sete estações de embarque e desembarque, viaduto sobre a rua Ameríndia e passarela sobre a via férrea.


O trecho Jandira-Carapicuíba possui 8,8 km e custará R$ 45 milhões. O início das obras foi previsto para dezembro de 2017, com conclusão estimada para dezembro de 2018. Já estamos em  Março de 2019 e as obras continua abandonada e sem previsão para novas inaugurações.

Porém ainda não se sabe quando vai ser inaugurado os trecho entre Jandira até Carapicuíba e Carapicuíba até Osasco. 

Será que a Secretaria de Transporte Metropolitanos (STM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) , dará uma resposta a sociedade com a conclusão desses trechos?.

Por: Carlinhos Aniceto 

2 comentários:

  1. a EMTU informa que as obras do Corredor Itapevi – São Paulo, no trecho entre Jandira e Carapicuíba, estão em andamento com 76% dos trabalhos executados. A previsão é de que essa ligação seja concluída no segundo semestre deste ano. Sobre a Estação de Transferência Barueri, houve um pedido da prefeitura de modificação do projeto original. O estudo será apresentado ao município o mais breve possível para a continuidade das obras e entrega no prazo mencionado.

    ResponderExcluir

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas