quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carro na ponta do lápis

,

Você sabe realmente quanto custa o seu carro? Além do preço do veículo em si, negociado na hora da compra, existem outras despesas que podem pegar você de surpresa se não houver planejamento.

Para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma lista de gastos fixos e variáveis que vão facilitar na hora da conta e da organização da sua renda. Confira!

 


Seguro
Para se prevenir, você pode segurar o seu carro contra vários tipos de problema.

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

Acontece todo início de ano ou assim que você comprar o seu carro (neste caso, você deverá pagar o valor proporcional até o final do ano).
As datas de vencimento dependem do final da placa do automóvel. Você pode pagar seu IPVA em qualquer banco ou agente arrecadador autorizado à vista (que geralmente tem desconto) ou em três vezes.

Seguro obrigatório

É o nome popular para o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). É obrigatório por lei (Lei 6.194/74) por garantir às vítimas de acidentes com veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre) o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a responsabilidade.

Licenciamento

Autoriza o veículo a circular pelas vias. Dirigir um carro não licenciado pode levar a uma multa e a inclusão de sete pontos na carteira de motorista, além do recolhimento do veículo a um estacionamento do Detran.

Dica
Caso seu carro seja financiado, some nas despesas mensais o valor da prestação. Se morar em São Paulo, considere também o gasto com a inspeção veicular ambiental, que é obrigatória para todos os carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas