segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Comil amplia participação no interior de São Paulo

Transcopr
Antes mesmo da inauguração de uma planta em Lorena, no interior Paulista, Comil trabalha firme para a ampliação do mercado no Sudeste, em especial em São Paulo. Uma das mais recentes negociações que a empresa destacou foi a venda de 124 modelos urbanos Svelto para o sistema de Ribeirão Preto. Divulgação – Comil
Comil amplia participação no interior Paulista
Encarroçadora gaúcha tem realizado vendas de lotes significativos de ônibus urbanos em municípios de São Paulo. Numa das negociações mais recentes, 124 veículos foram vendidos para o sistema de Ribeirão Preto
É evidente que a Comil tem agido de maneira firme para ampliar sua participação no setor de veículos urbanos nas cidades do Sudeste brasileiro, o maior mercado de ônibus do País. Bom para os frotistas, para o poder público e para os passageiros, já que há concorrência e mais opções de modelos.
Tanto é que no ano que vem, a encarroçadora gaúcha, que tem sede em Erechim, investe R$ 110 milhões na construção de uma fábrica só de ônibus urbanos na cidade de Lorena, Vale do Paraíba, no interior paulista.
Mas a empresa não vai esperar a planta ficar pronta, em meados de 2013, para trabalhar sua ampliação no segmento urbano que é o maior do mercado de ônibus no Brasil.
O volume de negociações em diversas cidades do Sudeste chama a atenção, apesar de o ano de 2012 ser considerado fraco para o setor de ônibus por conta da mudança de tecnologia de redução de poluição, que deixou os veículos movidos a diesel mais caros e provocou renovações antecipadas em 2011, quando ainda poderiam ser produzidos os ônibus mais poluentes e mais baratos.
Uma das negociações recentes que a Comil destacou foi a venda de 124 ônibus urbanos modelo Svelto para o sistema de Ribeirão Preto, no interior paulista.
Desde outubro, os transportes na cidade passam por reformulação. O Consórcio ProUrbano, vencedor da licitação, vai nos próximos 20 anos, aumentar e renovar a frota, incluindo veículos que apresentam acessibilidade para portadores de deficiência, readequar as linhas para a realidade atual de origem e destino de Ribeirão Preto, construção de dois terminais centrais, oito estações de integração e instalação de 500 abrigos.
Fazem parte do Consórcio PróUrbano as empresas Turb, Rápido D’Oeste, Sertran e Transcorp.
Juntas, a Sertran e a Transcorp compraram 124 unidades de urbanos Comil Svelto, sendo 92 pela Transcorp e 32 pela Sertran.
A empresa Transcorp, pertence ao Grupo Passaredo, tem em Ribeirão Preto 104 ônibus que atendem mensalmente a 1,5 milhão de pessoas em 23 linhas.
Já a Sertran, que atua desde 1996 com sede na cidade de Sertãozinho, na região, atende mensalmente 500 mil pessoas em Ribeirão Preto. A companhia opera linhas urbanas e serviços de fretamento, com 260 ônibus, em Sertãozinho, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Catanduva.
A Comil também marca presença em outras cidades paulistas, cuja atuação não era tão forte, tanto com modelos rodoviários, para fretamento, e urbanos convencionais e articulados.
Hoje a sede em Erechim, numa planta de 35 mi metros quadrados, emprega 2800 pessoas e tem capacidade de 4 mil carrocerias por ano. Capacidade que deve dobrar com a inauguração da fábrica de Lorena, já que a produção no Rio Grande do Sul será exclusiva para rodoviários e a de São Paulo para veículos urbanos.

Fonte: Blog: Ponto de ônibus, por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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