Encarroçadora gaúcha tem realizado vendas de lotes significativos de ônibus urbanos em municípios de São Paulo. Numa das negociações mais recentes, 124 veículos foram vendidos para o sistema de Ribeirão Preto
É evidente que a Comil tem agido de maneira firme para ampliar sua participação no setor de veículos urbanos nas cidades do Sudeste brasileiro, o maior mercado de ônibus do País. Bom para os frotistas, para o poder público e para os passageiros, já que há concorrência e mais opções de modelos.
Tanto é que no ano que vem, a encarroçadora gaúcha, que tem sede em Erechim, investe R$ 110 milhões na construção de uma fábrica só de ônibus urbanos na cidade de Lorena, Vale do Paraíba, no interior paulista.
Mas a empresa não vai esperar a planta ficar pronta, em meados de 2013, para trabalhar sua ampliação no segmento urbano que é o maior do mercado de ônibus no Brasil.
O volume de negociações em diversas cidades do Sudeste chama a atenção, apesar de o ano de 2012 ser considerado fraco para o setor de ônibus por conta da mudança de tecnologia de redução de poluição, que deixou os veículos movidos a diesel mais caros e provocou renovações antecipadas em 2011, quando ainda poderiam ser produzidos os ônibus mais poluentes e mais baratos.
Uma das negociações recentes que a Comil destacou foi a venda de 124 ônibus urbanos modelo Svelto para o sistema de Ribeirão Preto, no interior paulista.
Desde outubro, os transportes na cidade passam por reformulação. O Consórcio ProUrbano, vencedor da licitação, vai nos próximos 20 anos, aumentar e renovar a frota, incluindo veículos que apresentam acessibilidade para portadores de deficiência, readequar as linhas para a realidade atual de origem e destino de Ribeirão Preto, construção de dois terminais centrais, oito estações de integração e instalação de 500 abrigos.
Fazem parte do Consórcio PróUrbano as empresas Turb, Rápido D’Oeste, Sertran e Transcorp.
Juntas, a Sertran e a Transcorp compraram 124 unidades de urbanos Comil Svelto, sendo 92 pela Transcorp e 32 pela Sertran.
A empresa Transcorp, pertence ao Grupo Passaredo, tem em Ribeirão Preto 104 ônibus que atendem mensalmente a 1,5 milhão de pessoas em 23 linhas.
Já a Sertran, que atua desde 1996 com sede na cidade de Sertãozinho, na região, atende mensalmente 500 mil pessoas em Ribeirão Preto. A companhia opera linhas urbanas e serviços de fretamento, com 260 ônibus, em Sertãozinho, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Catanduva.
A Comil também marca presença em outras cidades paulistas, cuja atuação não era tão forte, tanto com modelos rodoviários, para fretamento, e urbanos convencionais e articulados.
Hoje a sede em Erechim, numa planta de 35 mi metros quadrados, emprega 2800 pessoas e tem capacidade de 4 mil carrocerias por ano. Capacidade que deve dobrar com a inauguração da fábrica de Lorena, já que a produção no Rio Grande do Sul será exclusiva para rodoviários e a de São Paulo para veículos urbanos.
Fonte: Blog: Ponto de ônibus, por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas