domingo, 5 de maio de 2013

Prefeitura de São Paulo divulga nova lista de fretados

ônibus
Ônibus fretado em São Paulo. Prefeitura divulga nova relação de empresas que possuem autorização de operar, mas diferentemente do que foi prometido por Haddad na campanha, regras de restrição de Kassab continuam por enquanto. Foto: Adamo Bazani.

Prefeitura de São Paulo divulga lista de fretados
Mesmo prometendo rever restrição a serviços, Haddad ainda não falou em nenhuma alteração da regras de Gilberto Kassab
A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, dia 03 de maio, a lista de empresas de ônibus de fretamento que são autorizadas a circular pela cidade, tendo ou não sede no município, já que muitas companhias são de regiões como ABC Paulista, Baixada Santista e região de Campinas.
Mas contrariando o que havia prometido na época eleitoral, o prefeito Fernando Haddad não reviu ainda em nada as regras estipuladas pelo administrador passado, Gilberto Kassab, que em 2009, restringiu os ônibus e vans de fretamento em grande parte da região central. Logo após a restrição, houve melhoria de trânsito em áreas como Avenida Paulista e Avenida Brigadeiro Faria Lima, mas semanas depois, os congestionamentos foram piorando, com índices superiores quando não havia proibição, já que boa parte de quem usava fretado não foi pata o transporte público e sim optou por ir de carro ao trabalho ou estudo.
No discurso de campanha, Haddad reconheceu a importância dos ônibus e vans de fretamento para a mobilidade urbana, já que um ônibus fretado pode tirar das ruas cerca de 40 carros de passeio, ocupando o lugar de três e poluindo proporcionalmente bem menos. Além disso, o que os especialistas falavam foi provado depois da medida de Kassab. O passageiro do fretado, em sua maioria, não migra para o transporte público, mesmo com os bolsões de fretamento em terminais de ônibus e estações de trem em metrô. Ele quer um padrão de conforto que só o ônibus fretado oferece, por isso, vai para o carro próprio.
De acordo com a prefeitura, 789 empresas de diversos portes têm autorização para operar em São Paulo. As licenças devem ser renovadas a cada ano.
Os ônibus devem ter no máximo 15 anos de fabricação e vans e micro-ônibus têm idade máxima permitida de 10 anos. Todos os veículos devem ter equipamentos de acessibilidade para quem possui mobilidade reduzida.
Para saber se a empresa tem ou não autorização de circular em São Paulo, basta acessar o site da prefeitura: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/smt/pesqtranspub.php
 
Fonte:  por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas