Ônibus
com estilização da pintura do modelo Tribus, que marcou a consolidação
da Itapemirim em rotas importantes, como a Rio – São Paulo – Foto: Adamo
Bazani.
Empresa é uma das marcas mais conhecidas em todo o País e comemora seis décadas de operação relembrando pinturas e modelos que fizeram parte do desenvolvimento da companhia e de milhões de histórias transportadas ao longo do tempo
Povos com culturas, realidades e costumes diferentes interagindo de forma intensa, trocando experiências, conhecimentos, dificuldades e oportunidades. Foi assim que cresceu o Brasil, assumindo sua mundialmente característica acolhedora e de calor humano.
O desenvolvimento do País se deu de forma desigual, se concentrando, principalmente após os anos de 1950, com a intensificação da industrialização, nas regiões Sul e Sudeste. Assim, eram necessários pioneiros que vencessem as barreiras de um País ainda em crescimento e assumissem o desafio de proporcionar o direito de as pessoas cruzarem territórios e procurarem melhores condições de vida.
E um destes pioneiros foi o empreendedor Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim.
Depois de ter enfrentado a Segunda Guerra Mundial, onde esteve na Itália como integrante da Força Expedicionária Brasileira, Camilo Cola foi à batalha do desenvolvimento do País pelo ramo de transportes.
Em 1948, após ser transportador de cargas em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Camilo Cola se associou a comerciantes locais dando origem a ETA – Empresa de Transportes Autos, que com apenas um ônibus ligava os municípios de Castelo e Cachoeiro do Itapemirim. A ETA, que crescia junto com a elevação do número de passageiros, era o embrião da Viação Itapemirm, criada oficialmente em 4 de julho de 1953.
Agora, em 2013, para comemorar os 60 anos de operações que hoje atendem a cerca de 70% do território brasileiro, interligando 21 estados, a empresa decidiu relembrar alguns dos momentos especiais que consagraram a companhia como um dos nomes mais reconhecidos em todo o País, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que concedeu o título de marca de alto renome em 2006 à empresa de Camilo Cola.
Neste sábado, dia 18 de maio de 2013, a Itapemirim promoveu em sua garagem no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, um encontro especial entre funcionários, integrantes da diretoria e pesquisadores e apaixonados pelo setor de transportes.
Fernando
Santos, gerente comercial da Itapemirm, fala que a reconstituição das
pinturas antigas não se trata apena de uma homenagem à empresa, mas a
todos os passageiros que durante estes 60 anos contribuíram para que a
marca fosse uma das mais conhecidas do país. Foto: Kaio Castro
Como parte das comemorações pelos 60 anos da empresa, ônibus modernos foram “adesivados” com pinturas antigas da companhia, cada uma representando uma fase da empresa e dos transportes brasileiros.
Até o momento são três pinturas relembradas em três veículos em operação, de épocas distintas:
- 1958, relembrando o veículo de prefixo 15, da encarroçadora Grassi sobre mecânica O 321, da Mercedes Benz, o primeiro ônibus que teve estampado na lataria o nome “Viação Itapemirim”.
- 1966, em alusão ao Monobloco da Mercedes Benz O-326, prefixo, 731, que marcou a época em que a Itapemirim já cruzava boa parte do País.
- 1989, recordando a pintura adotada no modelo Scania K 112 CL, carroceria Tecnobus Tribus III, prefixo 20001. O modelo remete a uma época de prosperidade da empresa, que em 1980 conquistou o direito de operar a linha de ônibus considerada mais rentável do País até hoje, mesmo com o crescimento do setor aéreo: Rio – São Paulo.
A Tecnobus também foi um exemplo do empreendedorismo de Camilo Cola. A empresa pertencia a Itapemirim, que desde os anos de o início dos anos de 1980 produzia suas próprias carrocerias de ônibus.
Era Camilo Cola respondendo a uma necessidade do mercado que nem a indústria havia dado conta completamente: ônibus maiores, robustos e diferenciados para um trajeto que sempre foi marcado pela concorrência.
Na linha Rio – São Paulo, ela introduziu o conceito do Tribus, ônibus de três eixos.
Outras inovações fizeram parte da história da Itapemirim, como a presença da rodomoça nos veículos, de serviços diferenciados por categorias e do tacógrafo para controlar a dirigibilidade, item hoje obrigatório nos veículos comerciais de grande porte.
“A Itapemirim faz parte da história de muita gente e com essas ações não apenas homenageamos a empresa, mas de certa forma cada uma dos milhões de passageiros que usaram ou usam nossos ônibus” – disse Fernando Santos, gerente comercial da empresa.
E a receptividade dos usuários tem sido boa, de acordo com o supervisor de mercado da Itapemirim, Pedro Paulo Carvalho.
“As pessoas admiram o trabalho de adesivação dos ônibus, comentam com os motoristas, com o pessoal das rodoviárias e relembram parte de momentos importantes de suas vidas ao verem as pinturas que marcaram época. Desta forma também, agraciamos os admiradores de transportes, os busólogos. Muitos estranham o fato de pessoas gostarem de ônibus, algo que não é comum e até os próprios admiradores falam que é uma loucura. Não, não é loucura, é paixão. Isso é amor, e amor não se explica” – disse Pedro.
“Os transportes são feitos para pessoas. E são os passageiros e os admiradores de transportes nossa razão de ser. Por isso, vamos ainda mais estreitar os vínculos com os clientes e os entusiastas. Eles têm ideias e uma visão que podem nos ajudar muito a melhorar os serviços” – explicou Delamar
Para os entusiastas e busólogos que estiveram presentes, uma oportunidade de descobrirem um pouco mais da história da companhia e contribuírem com ela, já que alguns fazem tamanha pesquisa sobre a empresa, que acabam ajudando a Itapemirim no resgate de sua memória.
“Posso dizer que a Itapemirm é sinônimo de Brasil. Ela trouxe tantas inovações que o setor de transportes deve muito a esta empresa. Assim como faz parte de minha vida, ela é presente no dia a dia de milhões de pessoas país afora” – disse o busólogo Leonardo Luigi Maffei, de 22 anos, que considerou este dia de sábado um dos mais marcantes em seu hobby.
E para passageiros, entusiastas dos transportes, pesquisadores e até mesmo para quem estuda a história do país, novidades estão por vir.
“Vocês verão uma Itapemirim que nunca viram antes. Estamos desenvolvendo uma plataforma on line para aproximar mais ainda as pessoas da empresa e para disponibilizar a história da Itapemirim que reflete momentos e ocasiões que mudaram os rumos do País. E a Itapemirim percorreu estes rumos” – adiantou a gestora de marketing, Bianca Cola.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
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