quarta-feira, 19 de junho de 2013

São Paulo pode ter paralisação de ônibus nesta quinta-feira


ônibus
Ônibus em São Paulo. Motoristas e cobradores podem paralisar na manhã desta quinta-feira contra possibilidade de diminuição do número de cobradores no sistema da Capital Paulista, como forma de reduzir os custos das empresas de ônibus. Foto: Adamo Bazani.
São Paulo pode ter paralisação de ônibus nesta quinta-feira.
Categoria realiza assembleia na tarde hoje. Prefeitura nega retirada de cobradores
São Paulo pode amanhecer sem ônibus nesta quinta-feira.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano da Cidade de São Paulo realiza assembléia por volta das três horas da tarde, na sede da entidade, na Rua Pirapitingui, na região da Liberdade. A categoria ameaça paralisação dos ônibus da Capital Paulista da meia noite às seis da manhã, como advertência.
A assembléia foi motivada pela declaração do prefeito Fernando Haddad que levantou a hipótese de que para reduzir os custos dos sistemas e baixar as tarifas o número de cobradores poderia ser diminuído.
Segundo o diretor do sindicato, Nailton Francisco de Souza, a lei 13207/2011 exige a permanência de mais um funcionário nos ônibus das empresas da capital paulista, além do motorista.
Hoje os motoristas só podem dirigir e cobras nos veículos de menores de cooperativas e em sistemas de ônibus biarticulados e articulados que possuem sistema de pré-embarque, que é o pagamento das tarifas antes da entrada no veículo, como ocorre com o Expresso Tiradentes.
Segundo Nailton, São Paulo tem cerca de 18 mil cobradores. Em 2004, este número era de 22 mil profissionais, mas em veículos do tipo micro-ônibus e ônibus midi, o motorista acumula dupla função, pela qual dirige e cobra ao mesmo tempo.
A SPTrans ainda não foi informada sobre a possibilidade de paralisação

NOTA DA PREFEITURA NEGA QUE PODER PÚBLICO QUER REVOGAR A LEI:
Nota – cobradores de ônibus
Com relação a notícias recentes sobre o tema, a Prefeitura de São Paulo informa que não existe plano ou intenção de extinguir a função do cobrador de ônibus, cuja atividade é assegurada pela lei municipal 13.207 de 2001.
Prefeito Fernando Haddad
ÍNTEGRA DA NOTA DO SINDICATO:
O presidente do sindicato dos Motoristas – SP, Isao Hosogi (Jorginho), declarou na manhã de hoje (19/06) que sua categoria não pagará a conta, caso o prefeito Fernando Haddad (PT) decida revogar o preço da tarifa dos ônibus. De acordo com reportagem do jornal Agora, o prefeito teria admitido que dentre as alternativas encontradas para atender a reivindicação do Movimento Passe Livre seria “acabar com os cobradores nos ônibus”, via revogação da Lei municipal 13.207 de 2001 que diz que é obrigatório que “todos os ônibus tenham um funcionário além do motorista” para auxiliar usuários, ajudar o motorista, evitar o não pagamento de passagem e fazer a cobrança quando necessário.
A notícia acirrou os ânimos dos sindicalistas, que promete realizar uma manifestação a partir das 0h00 de amanhã (20/06) até às 6h00 nas 32 garagens de ônibus urbano da capital. Eles afirmaram que se eventualmente o poder público não descartar esta hipótese, uma greve geral no transporte poderá acontecer em breve. Disseram também, que em 03 de março de 2012, durante encontro com os trabalhadores (as) em Santa Isabel – SP, o então candidato Haddad recebeu um documento com as propostas do sindicato, dentre elas a manutenção dos postos de trabalho destes profissionais.
“Estranhei muito não só esta infeliz declaração de Haddad, como também, a não divulgação de minha posição dada a jornalista do jornal Agora. Afirmei que não existe ociosidade na função dos cobradores que além de cobrar passagem também atuam como relações públicas ao auxiliarem os usuários e pessoas portadoras de deficiências; auxiliam os motoristas em manobras arriscadas no trânsito, dentre outras atribuições. Se querem fazer média e acabar com os protestos, eles deveriam pensar em outras alternativas que não ameace o ganha pão de 18 mil pais de família [cobradores (as)]“.

Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas