quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Corredor Oeste ficará pronto em setembro de 2014, diz presidente da EMTU em Jandira

0


06-08-13Corredor Oeste ficará pronto em setembro de 2014 diz presidente da EMTU em Jandira-PMJ

As obras do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Corredor Oeste),
prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio da Silva (Gê), pelo presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) Joaquim Lopes

As obras do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Corredor Oeste) que passam por Jandira e estão paralisadas há dois anos já têm prazo pra serem retomadas e concluídas. A notícia foi transmitida ao prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio da Silva (Gê), pelo presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) Joaquim Lopes, na segunda-feira, 5. O presidente apresentou o novo cronograma para execução dos trabalhos -- que no município envolvem dois lotes de todo o projeto viário -- em reunião realizada no gabinete de Gê, no centro do município.

“Estamos aqui para comunicar que a ideia é esgotar o compromisso que temos com a cidade, com a região e concluir as obras do Corredor Oeste até setembro de 2014. As obras estão previstas para recomeçaram dentro de 35 dias, portanto, já no próximo mês de setembro”, disse o presidente da EMTU.

O primeiro trecho do Corredor Oeste parte de Itapevi e após cinco quilômetros alcança Jandira. É considerado prioritário pelo Estado e custará R$ 70 milhões, aproximadamente, conforme Lopes. Na altura do Hospital de Jandira, começará o segundo trecho. O trajeto prosseguirá até o terminal central de Carapicuíba, totalizando 8,8 quilômetros. A EMTU dispõe de R$ 119.700,00,para executá-lo.

Antes da retomada dos trabalhos, uma nova reunião entre a estatal e a Prefeitura será marcada, desta vez na Capital, para organizar o plano de obras e discutir as intervenções necessárias para estes trechos do Corredor Oeste. Um dos tópicos a ser discutido será o planejamento das ações na região central jandirense para que o impacto não prejudique as atividades comerciais no período natalino.

Olhar para o amanhã
O prefeito Gê comentou que o término do Corredor Oeste é uma das preocupações atuais da comunidade de Jandira. Segundo ele, no início deste ano a Prefeitura precisou fazer intervenções de grande porte para resgatar a área central que se encontrava em estado de abandono devido à paralisação das obras do Corredor. “Precisamos conversar sobre estas obras ou poderemos criar transtornos para A, B, ou C. Algo excelente pode virar prejuízo para todos. Poderíamos adotar a mesma relação que estamos tendo sobre a duplicação da avenida João de Góes. Já conseguimos obter muitos ajustes positivos nas conversas com o Estado sobre esta via e todos os agentes envolvidos estão concordando”, afirmou.

O prefeito aproveitou para explicar a Lopes que, na verdade, mais do que a finalização das obras do Corredor Oeste, Jandira quer apoio da EMTU para outro projeto que vai melhorar a mobilidade na região central: a construção de um novo terminal rodoviário. “Estamos pensando no amanhã. Este projeto é de médio prazo e levará em conta necessidades atuais como a integração com a estação CPTM, o diálogo com os taxistas que já fazem parte da tradição da cidade e a adequação ao comércio”, pontuou.

Lopes ouviu com interesse a proposta. Antes de regressar a São Paulo, solicitou que seja enviada à EMTU a cópia do projeto executivo do novo terminal central do município. “A ideia do senhor é fantástica. Vamos discutir esta obra e quero estudar a viabilidade do projeto para que não façamos apenas mais um 'caixotinho’ segregado das necessidades de Jandira”. 

Também participaram da reunião o assessor de Lopes, Arthur Xavier; o secretário de Obras de Jandira, Albino Rubens Pestana de Andrade; o de Transportes e Trânsito, Walter do Nascimento Ribeiro; o diretor de Convênios da Secretária de Finanças, Eduardo Medeiros; e o presidente da Câmara Municipal, Altamir Cypriano da Silva (Mi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas