Operação é acionada quando há greves de ônibus ou problemas nos trens da CPTM e do Metrô
Quando há problemas nos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o que ocorre com frequência, no metrô e em casos de greve de ônibus na Capital Paulista, para amenizar os problemas, a SPTrans – São Paulo Transportes aciona a chamada operação PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência.
O sistema é considerado essencial para evitar os prejuízos ao deslocamento dos passageiros.
Mas estes problemas representam custos a mais para os sistemas de transportes, com recursos tanto saindo da prefeitura como do Governo do Estado. Alguns destes custos poderiam ser evitados se houvesse, por exemplo, uma melhor manutenção dos trens em São Paulo ou se as empresas de ônibus tivessem uma melhor gestão, evitando, por exemplo, atrasos nos pagamentos aos funcionários, que normalmente motivam as greves.
Em média, o sistema PAESE representa um gasto mensal de cerca de R$ 500 mil. Até a semana passada. segundo a SPTrans, o PAESE entrou na conta de remuneração às empresas somando R$ 2 milhões 272 mil 137
É o que revelam dados sobre os balanços financeiros da SPTrans, gerenciadora do sistema de São Paulo.
O dado mais recente consolidado disponível .
Em maio, no Relatório de Receitas e Despesas do Sistema de Transporte Coletivo, os valores pagos pela operação do sistema PAESE foram de R$ 497 mil 60 reais e 32 centavos.
Em abril, o PAESE aprece no item de despesas do sistema somando R$ 486 mil 834 e 26 centavos.
Mas no mês de março, a remuneração das empresas pelo PAESE foi de R$ 1 milhão 79 mil 7 e 67 centavos.
Em janeiro e fevereiro os custos com o PAESE foram de cerca de R$ 300 mil.
São dados de despesas que poderiam ser menores se os sistemas de transportes fossem mais eficientes e não apresentassem tantos problemas.
Os grandes valores do PAESE na área de despesas da SPTrans seriam os custos da ineficiência?
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
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