terça-feira, 11 de março de 2014

Pesquisa de Mobilidade do Metrô: carro cresce. CPTM se destaca e ônibus é o principal coletivo



ônibus
Ônibus ainda é o principal meio de transporte coletivo, de acordo com pesquisa de mobilidade do Metrô, na região metropolitana de São Paulo. Crescimento de viagens em veículos individuais preocupa. Foto: Adamo Bazani
Transporte individual cresce na região Metropolitana de São Paulo
Investimentos em transporte público não têm acompanhado velocidade da ampliação da frota de veículos particulares
Os investimentos e a prioridade ao transporte público até avançam na região Metropolitana de São Paulo. Mas num ritmo inferior ao crescimento da frota de carros.
Como reflexo disso, as viagens de carro aumentam, assim como os congestionamentos e poluição.
É o que mostra a pesquisa de Mobilidade do Metrô, divulgada nesta segunda-feira, dia 10 de março de 2014. Os dados são referentes a 2012 e 2013.
Depois de cinco anos, os deslocamentos como um todo subiram 15%, com 43,7 milhões de viagens por dia nas 32 cidades da região metropolitana. Em relação aos deslocamentos por meio individuais, a alta foi de 21%, com 13 milhões 596 mil viagens a mais. Já a frota de carros cresceu 18%, somando 4,2 milhões de veículos que circulam por dia.
O aumento da renda, os financiamentos e subsídios indiretos para a compra de carros e os investimentos ainda insuficientes em transportes coletivos podem explicar estes dados.
A participação dos deslocamentos por transportes públicos caiu um pouco: Em 2007 representava 55% e agora responde por 54%.
Assim, o número de deslocamentos aumentou, o que é revelado pelo aumento das viagens de carro, mas a oferta de transportes não acompanhou este ritmo.
O levantamento mostra ainda que o maior aumento de viagens de transportes coletivos foi da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que nos últimos cinco anos cresceu 62%. São 3,2 milhões de viagens diárias.
No entanto, a maior parte dos descolamentos por transporte coletivo é feita por ônibus, o que mostra que mesmo com a necessidade de expansão da rede de metrô e trem, as políticas públicas e obras que facilitem o deslocamento por ônibus são essenciais.
Só na Capital Paulista, os ônibus municipais gerenciados pela SPTrrans – São Paulo Transporte responderam por 7,7 milhões de viagens por dia, crescimento de 8%.
As viagens com ônibus intermunicipais metropolitanos também subiram 8%, com 1 milhão 894 mil partidas.
Viagens por ônibus municipais de outras cidades cresceram 26% com 3,5 milhões de partidas diárias.
E quem disse que ônibus, trem e metrô é “coisa de pobre” precisa rever os conceitos.
O levantamento mostra que entre os que possuem renda maior que R$ 9,3 mil, o número de passageiros subiu.
Já entre os que possuem renda menor que R$ 1,2 por mês, o uso do transporte coletivo caiu 2%.

Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas