A EMTU se pronunciou pelo Twitter a respeito da retirada de cobradores de algumas linhas intermunicipais, algo que, segundo a empresa, vem ocorrendo desde 2008, moas que tem sido notado com mais expressividade pelos usuários nos últimos meses.
Imagem: Camila Rodolph
A resposta foi enviada por meio de uma Mensagem Direta a um usuário
MOBILIDADECOTIA e (@paulinholiver31), que gentilmente encaminhou
para o nosso perfil no microblog (@linhasrmsp). Por ser algo de interesse
publico, trago aqui para vocês. Confiram:
Em texto:
"Olá, nas áreas da RMSP, do total de 507 linhas comuns e frota de 3.872

de 527 veículos sem a presença de cobrador,
em caráter experimental, a partir de 2008 com
a finalização da implantação da bilhetagem
eletrônica. Alguns mantêm o cobrador nos
horários de pico com motorista exercendo
a cobrança somente nos horários
intermediários, quando a maior parte dos
embarques é acumulada nos terminais iniciais
e o índice de renovação de passageiros
durante o percurso é baixo. Para permitir a
operação experimental sem a presença
do cobrador são observados critérios técnicos,
dentre os quais destacamos: dos passageiros
transportados,a linha não poderá ter números
superiores a 40% de pagantes em dinheiro,
além de apresentar baixo índice de renovação
de usuários durante o percurso da viagem.
O nosso Centro de Gestão e Supervisão monitora todas as ocorrências
operacionais e não há qualquer registro de acidente motivado pela ausência
de cobrador."
Fonte: LinhasRMSP
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