A Ouvidoria Geral da Previdência Social é a maior de
toda a América Latina
“A experiência que tive com o atendimento direto ao público foi essencial para minha atuação como ouvidor”, afirma Mano Barreto, ouvidor geral da Previdência Social, que por muitos anos trabalhou em contato direto com segurados na Agência da Previdência Social de Sobral, no Ceará, além de ter ocupado diversos cargos, como gerente regional, chefe de administração, chefe de arrecadação e fiscalização, gerente executivo, superintendente, entre outros. Em 2013, Mano Barreto completará 30 anos de carreira na Previdência Social.
Para Barreto, o trabalho do ouvidor vai muito além de atuar como mediador entre o serviço público e os cidadãos. Segundo ele, muitas vezes, “cidadãos querem apenas ser ouvidos”. Os beneficiários se sentem respeitados ao saber que estão sendo considerados, que suas demandas estão sendo atendidas e que estão recebendo a resposta a que têm direito. “A ouvidoria tem sido umas das principais contribuintes para a constante melhoria da imagem da Previdência Social frente ao seu público-alvo, que são os beneficiários, os cidadãos”, conclui o ouvidor.
O Dia Nacional do Ouvidor, a ser comemorado no dia 16 de março de cada ano, foi instituído pela Lei n° 12.632, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012. Nos dias 21 e 22 de março, ouvidores de todo o Poder Executivo Federal participarão, em Brasília, da 3° Reunião Geral de Ouvidorias Públicas, cujo objetivo central será o debate sobre a normatização do Sistema Federal de Ouvidorias.
Fonte: Ministério da Previdência Social (MPS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas