Redução na tarifa ocorre após desoneração de impostos |
A medida ocorre no embalo de anúncio de redução da tarifa em cidades do Grande ABC paulista, como Santo André e São Caetano, onde o valor vai baixar de R$ 3,30 para R$ 3,20, o mesmo dos ônibus municipais da Capital.
A redução ocorre devido a uma medida provisória do governo federal que zerou as alíquotas de Pis/Cofins para o transporte público em todo o país, no fim de maio, com o objetivo de amenizar o impacto dos reajustes das tarifas de transporte público na inflação.
Mudança de posição
Na época do anúncio da desoneração de impostos pelo governo federal, o secretário de Transporte de Osasco, João Góis, havia afirmado que a medida não geraria uma redução na tarifa municipal. “Não é só uma questão de impostos e não temos condições de dar subsídios, como a Capital”, disse, na ocasião.
Ele havia afirmado que a desoneração de impostos seria “colocada na mesa” apenas em uma negociação sobre o próximo reajuste, que costuma ocorrer no fim do ano.
Mas a pressão sobre a Prefeitura de Osasco cresceu com a redução da tarifa em outros municípios.
Outras cidades também podem ter tarifa reduzida
A redução na tarifa de ônibus municipais é o primeiro resultado do recém-criado Consórcio Intermunicipal, do qual também fazem parte cidades como Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi. O assunto foi tema de reunião em Barueri entre os prefeitos destes municípios na manhã desta sexta-feira, 7.
LEIA mais aqui sobre a unificação das tarifas e o consórcio intermunicipal da Região Oeste.
Fonte: Visão Oeste,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas