Medida faz parte de ideia do poder público de São Paulo para racionalizar o sistema
O corredor de ônibus Pirituba – Lapa – Centro vai ser o primeiro que deve sofrer intervenção da prefeitura no plano de racionalizar e reduzir linhas de ônibus na cidade de São Paulo.
O objetivo é evitar sobreposições e com a redução das linhas, dar mais velocidade e maior freqüência aos serviços considerados troncais. Com isso, segundo a Prefeitura, seria possível evitar longas filas e congestionamentos de ônibus nos corredores e faixas. As linhas que permaneceriam teriam maior freqüência principalmente pelo ganho de velocidade e redução do tempo de viagem. O número de veículos em cada linha remanescente poderia também ser aumentado, mas a quantidade de ônibus seria menor do que em todas as atuais linhas somadas.
O número de linhas no Corredor Pirituba-Lapa-Centro deve cair de 35 para 10 passando em cada ponto.
As mudanças serão realizadas com a nova licitação dos transportes, que deveria ocorrer este ano, mas depois dos protestos da população por menores tarifas e mais transparência nos transportes, só deve ser concluída em 2014.
A Prefeitura quer reorganizar as linhas da cidade privilegiando o sistema tronco-alimentador, com menos linhas indo para o centro da cidade e mais serviços entre bairros até estas linhas centrais, que seriam alimentadas em estações e terminais alimentadores. Até 2016, a prefeitura prevê a construção de 14 novos terminais.
De acordo com a SPTrans, inicialmente a população, acostumada a pegar apenas um ou dois ônibus para se locomover, deve resistir às mudanças. Além disso, diz a gerenciadora, será necessária uma negociação com os empresários de ônibus, já que a reformulação das linhas implicaria também mudanças na remuneração das companhias.
O modelo de Bogotá, do Transmilênio na Colômbia, é uma das inspirações para a SPTrans. Segundo a gerenciadora, os corredores principais possuem poucas linhas, mas que são rápidas. Essas linhas são servidas por ônibus locais.
Assim, a prefeitura de São Paulo quer reformular também as linhas locais, aperfeiçoando os serviços nos bairros. Com linhas mais curtas, o poder público quer intervalos menores, ou seja, maior freqüência.
ATRASO NA SAMBAÍBA:
A saída dos ônibus da empresa Sambaíba, que atende parte da zona Norte de São Paulo, foi atrasada hoje em cerca de uma hora na garagem 1 da companhia por questões trabalhistas.
A unidade presta serviço em 29 linhas com 198 ônibus. A situação é normalizada aos poucos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas